CEM de Fabriciano completa um ano com mais de 40 mil atendimentos feitos em 24 especialidades médicas

Mostra de trabalhos será lançada no dia 8 de março, na Fundação Aperam Acesita
Exposição Essas Mulheres abre inscrições para artistas
30 de janeiro de 2024
Cenário crítico de arboviroses  - Foto meramente ilustrativa
HMC convoca doadores de sangue em caráter de urgência
30 de janeiro de 2024

CEM de Fabriciano completa um ano com mais de 40 mil atendimentos feitos em 24 especialidades médicas

CEM integra num só lugar 24 especialidades médicas  - Foto: Elvira Nascimento

CEM integra num só lugar 24 especialidades médicas - Foto: Elvira Nascimento

O Centro de Especialidade Médicas (CEM) de Coronel Fabriciano já mostrou que é grande em números e importância para a saúde dos fabricianenses. Em seu primeiro ano de funcionamento, a unidade já realizou mais de 40 mil procedimentos entre consultas, exames, pequenas cirurgias, sessões de fisioterapia e outros. Deste total, mais da metade é de consultas médicas especializadas, 20,9 mil atendimentos.

O CEM integra num só lugar 24 especialidades médicas e conta com centros de cardiologia; oftalmologia, com bloco cirúrgico; núcleo de imagens; reabilitação em fisioterapia e ortopedia e o Núcleo Especializado de Programas de Saúde (NEPS). Também possui bloco cirúrgico completo para intervenções de baixa complexidade e atende toda a rede de saúde – inclusive, atualmente, as cirurgias de catarata são feitas lá.

E para celebrar o primeiro ano de funcionamento e os bons resultados, a diretoria do CEM e Secretaria de Governança de Saúde realizaram uma solenidade nesta segunda-feira, 25/1. Além do culto ecumênico, teve bolo e lanche para todos os presentes: funcionários, convidados e pacientes em atendimento na unidade.

A gerente de Atenção Especializa, Karla Carvalho, destaca o sentimento de gratidão, orgulho: “O CEM trouxe dignidade e humanização do atendimento para a população. E vemos que a Gestão Novos Tempos, através da Secretaria de Saúde, tem se preocupado e exercido os princípios do SUS, como a integralidade do cuidado e intermediação entre a Atenção Primária (Unidades Básicas de Saúde) e a Terciária (UPA, Hospital e Samu 192)”, resume a profissional.

Conforme dados da Secretaria de Governança da Saúde, hoje, mais de 94% da população de Fabriciano é de usuários do SUS. “É um indicador importante pois mostra que a gestão está no caminho certo e reforça a confiança da população no SUS do município”, pontua Karla Carvalho.

Presente na solenidade, o prefeito Dr. Marcos Vinicius lembrou que o CEM trouxe tranquilidade para a população que precisava da atenção secundária. “Já se passou um ano desde a inauguração e CEM tem cumprido o seu papel que é unir e ofertar tanto a Atenção Secundária (especializada) como serviços de reabilitação e imagem (exames). Mas estamos num período de amadurecimento e demanda tempo para chegar à qualidade total. Mas estamos no caminho certo”, resume.

 

MAIOR DO LESTE DE MINAS

Construído pela gestão Novos Tempos em tempo recorde, o CEM foi entregue no dia 20 de janeiro de 2023, como um presente da administração para a à população Fabriciano. O CEM Dr. José Riscala Albeny é o maior centro clínico de medicina especializada do Leste Mineiro.

São mais de 2,6 mil m² (metros quadrados) de área construída com capacidade para atender até 500 pessoas/dia. O CEM também é a maior obra de saúde pública de Fabriciano dos últimos 50 anos.

 

COMPLETO PARA ATENDER A POPULAÇÃO

O CEM abriga todos os serviços especializados da rede municipal de saúde que funcionavam em prédios separados, muitos deles alugados, distantes da população ou em imóveis inadequados. Dentre eles, o CEPS (antigo Centro de Especialidades Médicas) que atendia à população em um prédio antigo e infraestrutura precária, no bairro Todos os Santos.

Layon Leonardo, paciente do Centro de Reabilitação do CEM, sofreu um grave acidente e comemora o avanço no tratamento. “Eu já melhorei mais de 70%, hoje já consigo andar sem mancar, tenho uma melhor flexibilidade no joelho. É um serviço muito importante para a população”, disse.

Construído pela Gestão Novos Tempos, o CEM reúne serviços e consultas especializadas em um só prédio moderno, confortável e bem equipado. O investimento em obras e equipamentos foi de R$ 13 milhões com 100% de recursos próprios do município. São mais de 15 consultórios multiprofissionais adaptados e climatizados; acessibilidade completa, equipamentos de ponta para exames e energia solar.

O secretário de Governança de Saúde, Ricardo Cacau, frisa a importância do CEM para a rede municipal de Saúde.

“É um ano de realizações de cirurgias, exames e consultas. Como secretário de Saúde e morador de Fabriciano, digo que é uma honra compartilhar uma obra tão importante com a população. O CEM é um local aconchegante, completo e moderno para que os servidores possam prestar um serviço de qualidade para o cidadão. Esta é mais uma obra feita para salvar vidas”, conclui o secretário.

Dentre os serviços e consultas especializadas oferecidas no CEM estão: consultas médicas especializadas; atendimento odontológico especializado; fisioterapia; cirurgias de baixa complexidade, pré-natal de alto risco, diagnósticos por imagens com destaque para os exames de raio x e aparelhos de ultrassom, além dos programas de saúde: IST Aids, hanseníase, tuberculose e outras doenças infecto contagiosas.