Magia, encantamento e brasilidade marcam Cantata de Natal da Fundação Aperam

POST REVEILLON 2023
Festa de REVEILLON do AEC
20 de dezembro de 2023
Entre os reconhecimentos alcançados ao longo do último ano, estão os serviços de assistência por meio das unidades hospitalares, HMC e HMCC
FSFX celebra 54 anos de compromisso e assistência à comunidade
21 de dezembro de 2023

Magia, encantamento e brasilidade marcam Cantata de Natal da Fundação Aperam

Coral Infantojuvenil Aperam cantou canções populares, enquanto intervenção teatral foi inspirada no nascimento de Jesus e na família; evento também teve participação do Papai Noel - Foto: Elvira Nascimento

Coral Infantojuvenil Aperam cantou canções populares, enquanto intervenção teatral foi inspirada no nascimento de Jesus e na família; evento também teve participação do Papai Noel - Foto: Elvira Nascimento

Em meio às cores e luzes do casarão histórico da Fundação Aperam Acesita, as vozes dos 45 integrantes do Coral Infantojuvenil Aperam ecoavam pelo Centro de Timóteo, nas noites dos últimos sábado e domingo (16 e 17/12). Do lado de fora, o público de aproximadamente de 10 mil pessoas, nos dois dias de evento, presenciou  a 27ª Cantata de Natal da Fundação Aperam Acesita.

Regida pela maestrina Josiane Drumond, com o acompanhamento dos músicos Marcony Carvalho, Calebe Bicalho, Ramon Soares e Gabriel Moura e Fernando Rian, a Cantata de Natal trouxe um repertório com muita brasilidade e canções populares até chegar nas músicas de Natal.

“A Cantata deste ano superou as minhas expectativas. Pensamos em um repertório que envolvesse o público. As canções falavam de amor, partilha, gratidão e esperança, para ressaltar que esse espírito do Natal esteja presente em nossas vidas durante o ano inteiro. Vimos as pessoas realmente emocionadas na plateia”, detalhou a maestrina Josiane Drumond.

A maestrina Josiane Drumond trouxe um repertório com muita brasilidade e canções populares

A maestrina Josiane Drumond trouxe um repertório com muita brasilidade e canções populares – Foto: Elvira Nascimento

Inspirada pelo nascimento de Cristo e na família como o centro das festividades de Natal, a dramaturgia da intervenção teatral foi criada e encenada pela atriz Daniela Alves do grupo Dama Espaço Cultural, que este ano teve a companhia da atriz Melissa Amorim, além do Papai Noel, interpretado por Walace Maciel. O presépio vivo foi encenado pelos participantes do Programa Andanças da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo.

“A Cantata é construída a muitas mãos. Embarcamos em busca do sonho de Natal. A família foi representada pelas personagens mãe e filha e trouxemos metáforas de uma viagem que representaram os presentes trazidos pelos Reis Magos, como aprendizados que conquistamos no caminho, que na vida nos trazem transformação pessoal e crescimento espiritual”, explicou a atriz Daniela Alves.

Da plateia, a nutricionista Milyane Nicolini Jorge ficou encantada com a magia proporcionada pela Cantata de Natal da Fundação Aperam, ao lado da família, o marido e três filhos. “Foi um momento mágico, um verdadeiro despertar do espírito natalino. Desde a escolha das músicas, a perfeição na apresentação, e o teatro, com figurino e a leveza  que a mensagem foi passada. Me encantei com a artista mirim. Para um evento desse porte acontecer, o quanto foi necessário as equipes estarem envolvidas e se entregando de corpo e alma. Acredito que toda a energia se completa, assim a mágica acontece. E foi o que fez a diferença”, relatou Milyane.

Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita, ressaltou a importância do evento para a comunidade. “A Cantata de Natal é o ápice da celebração do Natal no Vale do Aço. É o momento que confraternizamos e celebramos com toda comunidade que nos acolhe”, destacou. “Somos envolvidos pela magia do Natal quando inauguramos as luzes e a decoração, no dia 1º de dezembro de cada ano. Até o dia 31 de dezembro, a comunidade tem a oportunidade de apreciar a decoração natalina”, completou Venilson.

Esse é um dos mais belos eventos natalinos de Minas Gerais - Foto: Elvira Nascimento

Esse é um dos mais belos eventos natalinos de Minas Gerais – Foto: Elvira Nascimento

Projeto Canto Coral

A Cantata de Natal da Fundação Aperam encerra as atividades do ano do Coral lnfantojuvenil Aperam, que durante ano é desenvolvido no Projeto Canto Coral, por meio das aulas de musicalização, técnicas vocais, leitura musical e apoio pedagógico.

A maestrina Josiane Drumond comentou sobre o desenvolvimento do Coral. “Ver a transformação das crianças por meio do Canto Coral é muito bonito. Ao longo do ano, elas alcançaram maturidade que foi culminante para o sucesso da apresentação na Cantata de Natal. Conseguiram dar conta de fazer esse repertório, apresentaram com afinação e um timbre lindo. Há também um laço pelo relacionamento criado que vão levar para vida toda.Isso me traz felicidade maior do que tudo e muito me encanta”, declarou.

 

Casa do Papai Noel

O Bom Velhinho poderá ser visitado na Casa do Papai Noel, novamente, a partir desta quinta-feira a sábado (20 a 23/12), das 19h às 23h. No sábado (23/12), às 19h, será realizada uma apresentação de canções natalinas com os músicos na Acordes.

Em 2023, a Cantata de Natal contou com o patrocínio da Aperam South America por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, produção da Fundação Aperam Acesita e realização da Criativo Produções e Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.