Instabilidades climáticas colaboram para aumento de casos de arboviroses

São varias atrações em comemoração aos 70 anos de Jaguaraçu
Jaguaraçu completa 70 anos com grande programação
8 de dezembro de 2023
Cursos gratuitos do Instituto do Inox contribuem com recolocação profissional
Duas últimas turmas da qualificação de Soldagem TIG e Acabamento Aço Inox ampliaram oportunidades para participantes em busca de oportunidades profissionais
Cursos gratuitos do Instituto do Inox contribuem com recolocação profissional
19 de dezembro de 2023

Instabilidades climáticas colaboram para aumento de casos de arboviroses

Gabriella Polastri Stiilpen Barbosa - médica da Atenção Primária da FSFX

Gabriella Polastri Stiilpen Barbosa - médica da Atenção Primária da FSFX

O período chuvoso combinado com as altas temperaturas são circunstâncias climáticas que favorecem a infestação do mosquito, Aedes aegypti, responsável pelas infecções de dengue, zika e chikungunya. Em Minas Gerais, de acordo com o boletim epidemiológico, emitido quinzenalmente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), até o dia 11 de dezembro, foram registrados 380.613 casos de arborviroses (dengue, chikungunya e zika), como é chamado o grupo de doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos.

De acordo com Núcleo de Epidemiologia Hospitalar do Hospital Márcio Cunha, nas últimas cinco semanas (entre 05/11 e 09/12), o número de casos notificados suspeitos de dengue e chikungunya, atendidos na unidade, aumentou expressivamente em 167% em relação ao mesmo período nas semanas anteriores (entre 1º/10 e 04/11). Um levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), emitido em setembro de 2023, apontou um fator de alerta diante do aumento de casos de dengue nos países da América do Sul. Entre as circunstâncias consideráveis por afetar a proliferação de vetores transmissores de arboviroses, estão as mudanças climáticas de temperaturas e probabilidade maior de eventos climáticos extremos como as inundações, secas extremas e ondas de calor.

O cenário epidemiológico de infestação das arboviroses reforça a necessidade da população ao enfrentamento ao mosquito transmissor, a partir das medidas de prevenção junto às entidades de saúde, com o objetivo de reduzir a transmissão das doenças.  Para a médica da Atenção Primária da Fundação São Francisco Xavier, Gabriella Polastri Stiilpen Barbosa, além de evitar o acúmulo de água, é recomendável que sejam adotadas e intensificadas as medidas de proteção individual.

“É recomendável usar repelente nas partes que estão expostas, seguindo as indicações do fabricante, e a proteção deve ser intensificada ao longo do dia nas áreas do corpo onde o mosquito possa picar. Importante, sempre que possível, optar pelo uso de calças compridas e camisas de manga longa, além de utilizar de mosquiteiros sobre a cama, uso de telas em portas e janelas e, quando disponível, ar-condicionado”, recomenda a médica.

De acordo com a especialista, os principais sintomas da dengue são: febre alta superior a 38°C, dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo. Já os chamados sinais de alarme são caracterizados principalmente por: dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua, vômitos persistentes; acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico); hipotensão postural e/ou lipotímia (sensação de desmaio); irritabilidade e sangramento de mucosa (nasal, oral, otológico).

Em casos de sintomas clássicos da doença é recomendado buscar uma consulta médica, que fará a avaliação geral do paciente. A procura por atendimentos médicos em serviços de urgência e emergência não é necessária na maioria dos casos suspeitos, e sim, para aqueles que apresentam os sintomas associados com comorbidade, sinais de alarme e gravidade.

A infecção pelo vírus da dengue pode ser assintomática ou sintomática. A identificação precisa para a doença pode ser dada pelos testes sorológicos, sendo os dois mais utilizados, a Pesquisa de Antígeno NS1 e Sorologia IgM. O NS1 está presente nas primeiras 72 horas de doença, enquanto a Sorologia IgM costuma positivar a partir do sexto dia de doença. O hemograma deve ser pedido para avaliar paciente com algum sintoma hemorrágico espontâneo ou induzido. Naqueles pacientes com sinais de alarme e múltiplas comorbidades, é necessária uma gama mais ampla de exames laboratoriais e de imagem.

A diretriz indicada atualmente pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde para o diagnóstico de arboviroses é a análise molecular. No Laboratório de Biologia Molecular do HMC I, o exame é realizado de forma pioneira na região, desde maio deste ano, em parceria com a Fundação Ezequiel Dias, instituto vinculado à SES-MG. O exame é ofertado na unidade para pacientes SUS, convênio e particular, contemplando mais de 60 municípios da microrregião do Vale do Aço e macrorregião de Governador Valadares.

Para a médica, ao ter o diagnóstico de dengue identificado, a recomendação é que o paciente faça repouso, hidrate-se, mantenha uma alimentação adequada e fique atendo aos sintomas da doença e, em casos de avanço e em casos dos sinais de alarme, o paciente procure uma ajuda médica.

“Em quadros suspeitos é preciso ter cuidado com a automedicação, visto que, os anti-inflamatórios são contraindicados, já que aumentam a possibilidade de sintomas hemorrágicos associados à dengue. Para controle de dor e febre, a indicação é usar dipirona e paracetamol”, orienta a médica.

Para incentivar estimular a prevenção e dar mais orientações sobre os cuidados no combate ao Aedes aegypti, a Secretaria de Estado de Saúde dispõe de uma plataforma que pode ser acessada https://www.saude.mg.gov.br/aedes

 

Fonte:FSFX