Audiências públicas na Assembleia debatem temas de interesse do Vale do Aço

Empresa apresenta sua nova marca de sustentabilidade, com produtos de pegada quase zero de CO2
Aperam lança linha de aços inoxidáveis produzidos com redução de até 85% nas emissões de carbono
29 de setembro de 2023
cachaça
Festival da Cachaça 2023 em Coronel Fabriciano: uma celebração de sabores e tradições
5 de outubro de 2023

Audiências públicas na Assembleia debatem temas de interesse do Vale do Aço

O deputado estadual Celinho Sintrocel propôs o debates dos temas

O deputado estadual Celinho Sintrocel propôs o debates dos temas

Nesta semana, acontecem na Assembleia Legislativa de Minas duas audiências públicas requeridas pelo deputado estadual Celinho Sinttrocel que são de interesse da região do Vale do Aço.

Na quinta-feira (05/10) será realizada na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável a audiência que se propõe a debater e realizar balanço dos investimentos dos recursos destinados pela Renova ao Parque Estadual do Rio Doce (PERD) – cerca de R$ 93 milhões -,  os novos Plano de Manejo e Georreferenciamento da zona de amortecimento, o processo de Concessão do PERD, a situação da Ponte Queimada, sua restauração, trânsito e segurança.

O deputado Celinho destaca entre os temas a serem debatidos, os novos Plano de Manejo e o Georreferenciamento da zona de amortecimento do PERD, que deverá promover a liberação ambiental para a concretização dos benefícios de políticas públicas como instalação de energia elétrica para proprietários de sítios, chácaras e empreendimentos imobiliários no entorno do Parque.

Nosso mandato acompanha com muito interesse este tema, pois é importante para muitos sitiantes do entorno do PERD que até hoje não têm energia elétrica e até mesmo documentos que comprovem a propriedade de seus imóveis.  A participação de todos os interessados é fundamental para  conhecerem a nova realidade que chega para moradores e empreendedores do entorno do PERD, pela conclusão da pavimentação da MG 760, assim como para o desenvolvimento do turismo impulsionado pelo Parque Estadual do Rio Doce”, salienta o deputado Celinho.

 

Massacre de Ipatinga

Na sexta-feira (06/10) audiência pública da Comissão do Trabalho, Previdência e Assistência Social da ALMG que será realizada na Câmara Municipal de Ipatinga, foi requerida também pelo deputado estadual Celinho Sintrocel para debater os 60 anos do Massacre de Ipatinga, evento histórico que marca a luta da classe operária no Vale do Aço, por melhores condições de vida e trabalho e ainda a privatização de setores estratégicos, terceirização e precarização do trabalho, que até hoje influenciam a luta dos trabalhadores na região.

A audiência integra a agenda dos 60 anos do Massacre de Ipatinga e, para o deputado Celinho, é importante que o tema esteja presente nos debates para resgatar e rememorizar a história dos trabalhadores e sua luta no Vale do Aço.

Para isso, o deputado Celinho apresentou na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei º 1.359/2023 que inclui no calendário oficial do Estado o “Dia da luta Operária”, a ser comemorado, anualmente, no dia 07 de outubro, em homenagem às mobilizações dos operários de diversos ramos, setores e categorias do Estado, e também prestar um tributo aos trabalhadores da Usiminas que foram vítimas da repressão no episódio que ficou conhecido como o Massacre de Ipatinga.

A audiência será no dia 6 de outubro às 14 horas na Câmara Municipal de Ipatinga. Na ocasião serão realizadas homenagens aos militantes dos movimentos sociais, com o troféu Chico Ferramenta.