Ordem de serviço vai assegurar a construção de mais uma creche em Timóteo

Alto Forno 2 - Foto: Elvira Nascimento
Aperam investe R$ 28,5 milhões para melhorar a qualidade do ar em Timóteo em três anos; conheça as principais ações
10 de julho de 2023
Única porta 100% SUS da Micro de Fabriciano
Hospital Dr. José Maria Morais completa seis anos com 1,3 milhão de atendimentos e mais de 5,8 mil cirurgias
11 de julho de 2023

Ordem de serviço vai assegurar a construção de mais uma creche em Timóteo

A previsão é que os serviços sejam executados em cinco meses

A previsão é que os serviços sejam executados em cinco meses

A comunidade do bairro Timotinho e da regional sudoeste comemorou a autorização para a conclusão da obra da futura sede da Creche Caminho da Esperança, cujas intervenções são aguardadas há muitos anos.

A assinatura da Ordem de Serviço foi feita na noite da última sexta-feira (7) pelo prefeito Douglas Willkys com a presença de secretários municipais, da direção da creche, da associação de moradores, do vereador Wladimir Careca representando o Legislativo municipal, pais, alunos e moradores.

A obra será executada pela Século Engenharia (Tomada de preços nº 008/2023 – Processo administrativo nº 057/2023)  com recursos do Fundeb e do próprio Município da ordem de  R$ 1.327.569,99. Estão programadas a finalização da estrutura física da edificação, acabamento com pintura interna e externa, instalações elétricas e hidráulicas, projeto para combate à incêndio, cobertura e um muro de arrimo nos fundos do prédio. A previsão é que os serviços sejam executados em cinco meses.

Flávio Antônio Ribeiro, presidente da creche desde 2014, conta que essa obra era aguardada com muita expectativa o que vai propiciar uma melhor estrutura para atender as crianças. Hoje a instituição abriga 70 alunos com idade entre seis meses e 3 anos e onze meses. Após a conclusão da obra a tendência é que esse número aumente para 100 a 120 crianças, uma grande conquista para os moradores do Timotinho, Bandeirantes, Alvorada e Bairro Bromélias.

A creche que já existe há mais de 36 anos por iniciativa da senhora Maria Bolzan e seu marido senhor Vitor, que iniciaram um trabalho voltado para a educação de jovens. A Creche Caminho da Esperança atualmente funciona na Rua Rio Doce, no Bairro Alvorada, e assim que a obra da nova sede for concluída ela passará a funcionar na Rua Santa Catariana, no Timotinho.

O terreno da nova sede foi doado pela senhora Maria Bolzan para a construção da nova sede, mas sem apoio das gestões anteriores do Município e contando apenas com ajuda da comunidade, a obra ficou inacabada. Como se tratava de um imóvel particular, a saída legal para que as intervenções fossem realizadas foi a doação do imóvel à municipalidade com o compromisso de que ele seja concluído e destinado a sua finalidade original que é educacional.

Com essa articulação será possível ampliar a capacidade de atendimento passando para 100/ 120 crianças matriculadas a partir do próximo ano.  Na sua fala, o vereador Wladimir Careca, que tem atuado diretamente para resolver a pendência, destacou a participação dos voluntários e da sua própria mãe Maria Bolzan para manter o educandário em pé.

A secretária municipal de Educação Márcia Lessa lembra que uma das prioridades da atual gestão do município é investir em creches, já que nos outros níveis já existe a universalização do ensino. “Já participei de dois planos decenais da Educação e a demanda para novas creches sempre foi apontada como um gargalo que a gestão do prefeito Douglas tem buscado resolver”. Ela citou que só na atual gestão foram abertas as creches do Limoeiro, Macuco e Primavera e agora será a vez do Timotinho. “A comunidade merece espaços e profissionais mais qualificados e isso só foi possível porque a atual gestão saneou as contas públicas municipais”, complementou Márcia Lessa.

O prefeito Douglas Willkys também mencionou a importância da autorização para as obras da creche do Timotinho e a mobilização da associação para tornar realidade essas intervenções que vão ampliar a quantidade de vagas para novos alunos. “Desde o início da nossa gestão conseguimos abrir mais de 300 vagas em creches. Entendemos que essa á uma área prioritária na nossa gestão. Com as crianças em sala de aula as famílias ficam mais tranquilas. Educação é uma importante meta da nossa administração”, reforçou o prefeito Douglas.