Usiminas orienta comunidade sobre destinação do Imposto de Renda para projetos sociais

O presidente da Fundação Aperam Acesita Venilson Vitorino, na abertura do projeto Arte Movimento
Fundação Aperam lança Projeto Arte Movimento
13 de abril de 2023
O Vale do Aço tem um potencial turístico enorme com grande leque de opões - Foto: Adriano Oliveira
O momento é estratégico para o desenvolvimento do turismo na região
15 de abril de 2023

Usiminas orienta comunidade sobre destinação do Imposto de Renda para projetos sociais

Entrepreneur working with bills

Com atuação pautada pelo desenvolvimento sustentável, a Usiminas, direcionou R$ 79,2 milhões para projetos de esporte, cultura e sociais, em 2022 por meio de leis de incentivo fiscal. Mais de 1 milhão de pessoas foram beneficiadas em 122 projetos incentivados, realizados em 27 cidades, com destaque para Minas Gerais e São Paulo. Como parte de suas ações em responsabilidade social, a companhia vem orientando colaboradores e moradores das localidades onde mantém atuação a como destinar parte do Imposto de Renda (IR) para projetos sociais.

De acordo com as regras da Receita Federal, todo contribuinte que optar pela declaração completa, pode destinar até 6% do imposto devido para projetos sociais aprovados no FIA – Fundo da Infância e Adolescência e no Fundo do Idoso. Com uma ação simples e segura, é possível contribuir diretamente com iniciativas que beneficiarão crianças, jovens e idosos.

“O processo é fácil, seguro e não custa nada para o contribuinte. Quando se tem imposto a pagar, a doação é abatida no Imposto de Renda imediatamente. E, se na declaração anual houver imposto devido com valor a ser restituído, também é possível doar e ter o valor em retorno, pelo aumento do valor da restituição. A doação contribui com a manutenção e realização das atividades das entidades sociais e também para contribuir no enfrentamento de um dos maiores problemas do país, a desigualdade social. É uma forma simples e direta de exercício de cidadania”, explica Rodrigo Fogaça, gerente de Planejamento Tributário da Usiminas.

Para mais informações, acesse https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/passo-a-passo/destinacao-de-imposto-de-renda.pdf.