Cel. Fabriciano se prepara para expansão em sua economia com lançamento do Parque Industrial Vale do Aço

Abertas aos interessados, ministrações serão realizadas pelo Senac nestas quarta e quinta-feira (25 e 26 de janeiro), das 19h às 21h
Prefeitura de Ipatinga anuncia palestras gratuitas nas áreas de Gestão e Comércio
26 de janeiro de 2023
equilibrio
A vida pede equilíbrio emocional
28 de janeiro de 2023

Cel. Fabriciano se prepara para expansão em sua economia com lançamento do Parque Industrial Vale do Aço

Cel. Fabriciano terá uma ano estratégico - Foto: Elvira Nascimento

Cel. Fabriciano terá uma ano estratégico - Foto: Elvira Nascimento

Coronel Fabriciano passa por um momento estratégico de sua história. Conhecida como cidade “mãe”, por já ter abrigado as vizinhas Ipatinga e Timóteo, o município está prestes a expandir suas vocações.

Nesse mês de janeiro, Cel. Fabriciano comemorou 74 anos de emancipação política no dia 20, e deve entrar ainda esse ano, em um novo ciclo. O município que se notabilizou pela força do seu comércio, irá aumentar sua participação no segmento industrial.

Para tanto, passa por um processo de estruturação, como aponta o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Papa, em entrevista à reportagem do Jornal O Informante.

Ele destaca a importância de respeitar e investir na vocação da cidade para criar bases consolidadas, visando a partir daí, expandir para outros segmentos. “A cidade de Cel. Fabriciano é responsável por um dos mais importantes centros comerciais do Leste de Minas Gerais. Apesar de o país, enfrentar, há alguns anos, uma situação econômica desfavorável, a Prefeitura de Cel. Fabriciano está na contramão e tem feito investimentos em obras estruturantes, como pavimentação asfáltica de ruas importantes e projetos de infraestrutura que criam melhores condições para o desenvolvimento de negócios, fortalecendo o tecido empresarial. O retorno se mostra na movimentação da economia, gerando aproximadamente 900 empregos diretos e indiretos (anualmente)”, aponta Papa.

Segundo o secretário, à medida que o cidadão observa a cidade, automaticamente, passa a investir, tanto na aquisição de um terreno ou estabelecimento, quanto na reforma do espaço ou contratação de outros serviços.

Daniel Papa, Secretário de Desenvolvimento Econômico, fala sobre o Parque Industrial do Vale do Aço

Daniel Papa, Secretário de Desenvolvimento Econômico, fala sobre o Parque Industrial do Vale do Aço

 

Parque Industrial Vale do Aço

Um dos grandes lançamentos que estão para acontecer na região vem justamente de Cel. Fabriciano. Trata-se do Parque Industrial Vale do Aço, um complexo industrial, às margens da BR 381 que vai abrigar várias indústrias, com muitas oportunidades de emprego e geração de renda para as pessoas, empresários e poder público.

O empreendimento está prestes a se tornar uma realidade e todas as licenças ambientais já foram aprovadas.

“Estamos próximo do lançamento do nosso Parque Industrial Vale do Aço com localização privilegiada, todas as licenças ambientais aprovadas pelos órgãos competentes e estrutura para abrigar empresas de médio e grande porte. Várias empresas preencheram o termo de manifestação de interesse com objetivo de adquirir um espaço e começar a investir ou ampliar o seu negócio já existente,” destaca Daniel Papa.

Nesse sentido, há um esforço mútuo entre os órgãos competentes: a prefeitura de Cel. Fabriciano, o Governo do Estado de Minas Gerais e a Federação das Indústrias Mineiras (FIEMG) celebraram um Termo de Mútua Cooperação Técnica, com o objetivo de viabilizar todas as ações para a consolidação do empreendimento. De acordo com Daniel Papa, o lançamento do Parque Industrial do Vale do Aço está previsto para o dia 17 de março.

 

Setor imobiliário

Outro setor que avança no município é o imobiliário, que movimenta toda uma cadeia importante para o desenvolvimento e geração de emprego.  Segundo o secretário municipal, a credibilidade do município ajuda na atração de investimentos. “Os investimentos no mercado imobiliário da nossa cidade está pujante e vários fatores contribuíram para isso, como: a recuperação da credibilidade, o orgulho dos fabricianenses, potencial de valorização, rentabilidade, seja para quem está trabalhando no mercado ou adquirindo o patrimônio para uso próprio ou locação”, enumera.

Além dos investimentos recentes do setor público visando mitigar o déficit habitacional do município, com lançamento de condomínios para pessoas de baixa renda, há ainda loteamentos que estão atraindo investimentos no setor imobiliário.

 

Portal do Emprego

Um dos grandes lançamentos de Cel. Fabriciano no ano passado foi o Portal do Emprego, que vai além de apenas disponibilizar as vagas abertas, o software consegue direcionar os candidatos aos postos de trabalhos dependendo do perfil, como explica o Daniel Papa. “O Portal do Emprego vem ajudando as empresas de Coronel Fabriciano, no processo de seleção do indivíduo que está em busca de uma oportunidade de trabalho. Esse link é feito através de um sistema que faz a triagem de acordo com as características do perfil da vaga enviada pela empresa, que está no processo de recrutamento e seleção,” explica o secretário. São várias as oportunidades disponibilizadas. Segue a seguir o link para possíveis interessados. (https://jobs.recrutei.com.br/coronelfabriciano)

 

Turismo

Algumas ações também acontecem no setor do turismo, sobretudo, a partir da Serra dos Cocais, a começar por algumas ações estruturantes, como aponta Papa. “Temos o projeto Roteirização Turística que visa organizar a oferta em relação ao turismo para os produtores rurais, agricultores familiares, empresários, empreendedores, trabalhadores do turismo e interessados em investir no município. Iniciamos investimentos como a obra de pavimentação da Serra dos Cocais, além de estar com o Conselho e Fundo do Turismo ativo e atuante, com deliberações de políticas voltadas para o desenvolvimento desse setor,” destaca.

Há ainda um esforço para fortalecimento do turismo no Vale do Aço, através de associações,  empresários, poder público e instituições de fomento, que visam se preparam para possíveis oportunidades que poderão surgir em função dos avanços logísticos e do investimento no Parque Estadual do Rio Doce. Tais ações poderão contribuir para criação de uma identidade turística da região.