Medicina de Família pode resolver até 85% dos problemas de saúde

Iniciativa é realizada com objetivo de apresentar e fortalecer as políticas municipais de atendimento a esse segmento da população
Prefeitura de Ipatinga promove Fórum sobre População em Situação de Rua
30 de novembro de 2022
Os apresentadores dos projetos receberam placas de homenagem
Seminário apresenta projetos implantados na CENIBRA
6 de dezembro de 2022

Medicina de Família pode resolver até 85% dos problemas de saúde

Especialidade trata o paciente nas suas questões físicas e psicossociais. Nos últimos dez anos houve aumento de 30% destes profissionais, mas demanda ainda é grande

Especialidade trata o paciente nas suas questões físicas e psicossociais. Nos últimos dez anos houve aumento de 30% destes profissionais, mas demanda ainda é grande

A medicina é uma das ciências mais antigas do mundo e fundamentais para a saúde do ser humano. Uma das especialidades médicas mais importantes é a Medicina da Família e Comunidade, que trabalha o conceito de Atenção Primária à Saúde (APS), ou seja, uma assistência com foco no paciente e no ambiente em que vive, e com atuação mais preventiva do que curativa. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que a medicina preventiva é capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde da população.

No dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade. Com grande conhecimento das patologias, esse especialista é capaz de diferenciar e intervir precocemente para evitar doenças. Além disso, possui uma relação mais próxima e humanizada com os pacientes.

O médico de família da Usisaúde, Nicolas Carvalho Drumond, destaca o olhar diferenciado para as diversas doenças e o zelo com o paciente na sua totalidade e individualidade. “O vínculo torna-se uma ferramenta de cuidado ao longo do tempo. A especialidade não só resgata a humanização na medicina, como o médico se propõe a ser o gestor da saúde da pessoa. Quem é médico de família conhece os medos, os receios e a vida do seu paciente. Tudo isso vai influenciar na saúde e no bem-estar da assistência”, ressalta.

Como o médico de família acompanha o paciente ao longo dos anos, ele tem propriedade para decifrar suas alterações no organismo, indicar exames, internações, procedimentos e encaminhar para outros especialistas, quando for o caso, e, até mesmo, prevenir doenças. Além disso, o acompanhamento desse especialista pode diminuir o gasto com a saúde pública, pois a população tende a ir menos em prontos-socorros e apresenta menor taxa de complicação de doenças crônicas.

 

Eficiência

Na última década, as operadoras de saúde tiveram grande despertar para a atenção primária à saúde, o que resultou em redução de custos e sinistralidade. A Usisaúde, operadora de planos de saúde da Fundação São Francisco Xavier, é um exemplo de modelo assistencial voltado para atenção primária. O índice de satisfação do paciente (NPS) subiu para 87% e, no último quadrimestre, a operadora reduziu em 23% seus custos assistenciais.

O motorista de ônibus Gessi Araújo, de 63 anos, é um dos exemplos dos bons resultados da medicina de família. Morador de Ipatinga, Gessi conta com o programa de atenção primária Usifamília, da Operadora Usisaúde. Com diabetes, ele está há pouco mais de um ano sob os cuidados da medicina de família e passou a ser acompanhado por uma equipe que envolve vários profissionais em um atendimento integrado e humano.

“É uma equipe que se preocupa com o bem-estar da gente, seja no cuidado, na cautela e no compromisso de melhorar a vida do paciente. Eu tenho consultas com vários profissionais médicos, enfermeiros e nutricionistas que me acompanham com muito carinho”, comenta.

Desde que passou a ser atendido pela medicina de família, o motorista tem comemorado a melhora em seu estado de saúde. “Eu ganhei 10kg, não tenho mais cansaço, nem boca seca e visão escura. Me sinto bem melhor e com a autoestima renovada. Os profissionais são muito especiais, nos orientam e aconselham. Eu fiquei muito mais à vontade porque sei que estão do meu lado, pois são profissionais humanos e recebem a mim e a minha família”, conclui.

 

Fonte: FSFX

 

Os comentários estão encerrados.