Usiminas comemora 60 anos de operações com grandes investimentos e boas projeções

“Bookstagram” são perfis no Instagram dedicado a falar sobre livros
Perfis de estímulo à leitura atraem fãs dos livros nas redes sociais
25 de outubro de 2022
Com patrocínio da Usiminas, evento em Ipatinga marcou o aniversário de 60 anos de operações da companhia. Corrida reuniu mais de 3 mil pessoas
Mais de três toneladas de alimentos arrecadados na Corrida do Aço são doadas para instituições do Vale do Aço
26 de outubro de 2022

Usiminas comemora 60 anos de operações com grandes investimentos e boas projeções

Foto: Elvira Nascimento

Foto: Elvira Nascimento

Após os resultados positivos apresentados nos últimos trimestres, com vários recordes históricos, a Usiminas segue focada na geração de valor para os seus clientes, colaboradores, comunidade, acionistas e demais públicos. No ano em que a companhia comemora 60 anos de operação e com um longo histórico de atuação na área social, Usiminas estabeleceu metas relevantes, também, na área de sustentabilidade e modernização do processo produtivo e se prepara para enfrentar os principais desafios futuros, como a reforma do Alto-forno 3, da Usina de Ipatinga.

De acordo com o presidente da empresa, Alberto Ono, as obras de manutenção do alto-forno 3 integram um dos projetos mais importantes para os próximos trimestres, já que a reforma garantirá a continuidade das operações pelos próximos 20 anos. Cerca de 8 mil empregos serão gerados no período avançado da reforma, fomentando a economia junto a diversas outras empresas da região e fora do Vale do Aço.

Com investimentos de R$ 2,1 bilhões, a previsão é que o equipamento seja desligado nos primeiros meses de 2023. Todo o processo deve demorar 110 dias.

“A Usiminas, líder no mercado brasileiro de aços planos, se orgulha de ter um histórico de contribuições para o Brasil e continuará trabalhando fortemente para seguir nessa jornada. De maneira geral, temos entre nossos desafios continuar atendendo nossos clientes no nível da excelência, de evoluir na nossa participação de mercado e na nossa atuação ambiental e social, onde temos uma contribuição importante para as comunidades”, afirma Alberto Ono.

O executivo ressalta, ainda, a atuação em responsabilidade social da companhia, que tem a saúde, a educação e a cultura entre seus pilares de gestão. “Como parte das comemorações do aniversário da companhia e como uma forma de presentear aqueles que fazem parte da história da companhia, a Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio do Instituto Usiminas, vem trazendo para o Vale do Aço e Belo Horizonte iniciativas inéditas que colaboram para a democratização do acesso à cultura”, declara.

 

Agenda ESG

Entre os destaques no trimestre, alinhada à estratégia de Sustentabilidade da Usiminas, a empresa anunciou, em fevereiro, uma parceria para geração própria de energia renovável com a Canadian Solar, uma das maiores empresas do setor no mundo. O acordo vai possibilitar uma produção mais sustentável, por meio da melhor utilização dos recursos naturais e da redução dos impactos ambientais e dos custos de energia. O contrato prevê a autoprodução de 30 megawatts médios de energia renovável, por 15 anos, a partir de 2025, o que representa cerca de 12% do volume de energia consumido pela companhia.

Também nos primeiros meses do ano, a Usiminas assinou a nova Carta de Sustentabilidade da World Steel Association, se comprometendo com uma série de princípios que devem embasar suas ações e posicionamentos relacionados às questões de sustentabilidade na indústria do aço. No total, a nova carta traz nove princípios, abrangendo temas de meio ambiente, social, de governança e econômicos, entre outros.

 

Usiminas

A Usiminas é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. A companhia conta com unidades industriais e logísticas localizadas em seis estados do país e está presente em toda a cadeia siderúrgica – da extração do minério, passando pela produção de aço até sua transformação em produtos e bens de capital customizados para o mercado. Possui o maior e mais inovador Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em siderurgia da América Latina. O avanço registrado pela siderúrgica nos últimos anos garante inovação, tecnologia e qualidade em todas as linhas de produção, e permite à empresa oferecer ao mercado um portfólio diversificado, com destaque para produtos e serviços de alto valor agregado.

Por sua gestão ambiental, a Usiminas foi a segunda siderúrgica do mundo certificada com a ISO14001. A companhia contribui ainda para o desenvolvimento das comunidades onde atua, por meio do Instituto Usiminas e da Fundação São Francisco Xavier, oferecendo projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e desenvolvimento social. É signatária de compromissos como o Pacto Global da ONU, a Plataforma WEPS e o Fórum Empresas e Direitos LGBTI+ e ainda da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero.

As ações da Usiminas são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque (ADR nível I) e Madri.