Instituto Usiminas abre exposição multimídia sobre o desenvolvimento sustentável

BRINKS preparou um novo show e uma nova roupagem
BRINKS comemora 5 anos de carreira com show na Casa de Vidro
14 de outubro de 2022
Alecrim
Espaço Alecrim com grande programação nesse fim de semana
15 de outubro de 2022

Instituto Usiminas abre exposição multimídia sobre o desenvolvimento sustentável

Exposição Integra aborda a trajetória de setores que movimentam a economia do país com tecnologia e interatividade

Exposição Integra aborda a trajetória de setores que movimentam a economia do país com tecnologia e interatividade

A exposição “Integra: a cultura de um povo, o desenvolvimento de um país” estreia na galeria do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, na próxima terça-feira (18/10), a partir das 12h. O projeto é marcado pela realidade imersiva, com muita tecnologia e interação e pode ser visitada gratuitamente por públicos de todas as idades, de terça a sábado, das 12h às 20h. A mostra é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, com realização da P4 Produções.

Por meio de painéis explicativos, vídeos, maquetes e jogos os visitantes poderão conhecer a trajetória de sete setores ligados ao desenvolvimento do Brasil e a forma como as novas tecnologias exercem impacto na indústria. A abordagem de tais temas em outros países, com o emprego de técnicas modernas, comparando com o que vem sendo realizado no país também faz parte da exposição. Um público de mais de 30 mil pessoas já visitou a mostra, que antes de vir para Ipatinga, também passou pelo no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Itaúna.

O diretor do Projeto, Daniel Casadó, destaca as tendências dos setores ligados ao dia a dia e à cultura de todos os brasileiros

O diretor do Projeto, Daniel Casadó, destaca as tendências dos setores ligados ao dia a dia e à cultura de todos os brasileiros

A mostra Integra incentiva o questionamento sobre qual é o papel de cada cidadão para colaborar com o desenvolvimento do país, conforme explica o diretor do Projeto, Daniel Casadó. “Apresentamos a evolução e soluções nos setores Agropecuária, Construção, Energia, Mineração, Transporte, Cultura e Desenvolvimento e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, demonstrando as tendências destes setores ligados ao dia a dia e à cultura de todos os brasileiros”, detalha Casadó.

Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a exposição torna o mês de comemorações dos 60 anos da Usiminas ainda mais especial, abordando temas importantes para estudantes, profissionais e toda comunidade. “A mostra nos proporcionará experiências incríveis ampliando as oportunidades de conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável do nosso país. É uma parte da nossa história que poderá ser descoberta por nossos visitantes”, salienta Penélope.

Abordagem

A exposição é dividida em sete módulos, abordando os seguintes temas: Fluxos (transportes modais e novas tecnologias nas estradas), Energia (setor energético óleo, gás e petróleo, energias limpas, renováveis e sustentáveis), Campo (produção agrícola de precisão, tecnologia e florestas plantadas), Cidades, Mineração (projeção mapeada, elementos químicos, produção mineral e processos), Economia Criativa (formação étnica e cultural do povo brasileiro, valores que impulsionam desenvolvimento material e imaterial) e ODS (crescimento e sustentabilidade alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que compõe a Agenda 2030).

SERVIÇO

Exposição Integra: A cultura de um povo, o desenvolvimento de um país

18 de outubro a 28 de janeiro de 2023

Local: Galeria do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga

Horário: De terça a sábado, das 12h às 20h

Agendamento pelo whatsapp 31.98437.3330.