Fabriciano homologa licitação para iniciar a construção do novo viaduto no trevo da cidade

Até o próximo dia 15 de outubro, empresários industriais com idades entre 20 e 38 anos podem se inscrever
FIEMG Jovem seleciona novos integrantes
3 de outubro de 2022
AC - Ampla concorrência, PdC - Pessom com deficiência.
Último dia de inscrição para o concurso de auditores fiscais da Receita Estadual
5 de outubro de 2022

Fabriciano homologa licitação para iniciar a construção do novo viaduto no trevo da cidade

Fabriciano homologa licitação para iniciar a construção do novo viaduto no trevo da cidade

Fabriciano homologa licitação para iniciar a construção do novo viaduto no trevo da cidade

A Prefeitura de Coronel Fabriciano deu um importante passo para efetivar a construção do novo viaduto da BR 381, sobre a Avenida Magalhães Pinto. O processo de licitação para o início das obras foi homologado no final de setembro (26)

O custo estimado é de R$ 5,3 milhões, sendo R$ 3 milhões assegurados junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e R$ 2,3 milhões em recursos próprios do município. O prazo de execução é de até seis meses, mas a Prefeitura trabalha para dar celeridade ao processo e realizar as obras em até quatro meses.

Os próximos passos: assinatura do contrato com a empresa licitada; inserção das informações na plataforma Mais Brasil para avaliação e liberação da ordem de serviço pelo DNIT. Estima-se um prazo de 20 dias para o início da obra.

A empresa vencedora do certame foi a empresa Ribeiro Alvim Engenharia LTDA, que cumpriu todos pré-requisitos exigidos no edital (nº 0004/2022).

 

PROJETO APROVADO

O projeto executivo elaborado pelo município, e aprovado pelo DNIT, contempla o alargamento das vias inferior (com abertura de 2 novas pistas na Magalhães Pinto – uma para cada sentido) e uma terceira pista na superior (1 pista extra no sentido Fabriciano-Timóteo, na Tancredo Neves) e elevação da altura do gabarito dos atuais 3,60 metros para 5 metros.

O projeto estrutural do município foi elaborado pela Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação e contempla todas as variantes deste tipo de obra – topografia, sondagem, cálculos estruturais, planilha de custos, estudo de tráfego e a licença ambiental – e considera ainda que viaduto integra a malha viária urbana e, portanto, está inserido no plano de mobilidade urbana do município.

 

OBRAS COM CELERIDADE

Cumprida todas as etapas que competiam ao município, a Prefeitura trabalha junto ao DNIT para garantir a liberação a ordem de serviço o quanto antes para o efetivo início das obras com o máximo celeridade. Na próxima semana está agendada uma audiência com representantes do órgão federal.

Por se tratar do trevo central da cidade, com saída para bairros e Centro, a obra terá um grande impacto na vida dos fabricianenses. Para isso, a Prefeitura está empenhada para garantir condições de executar com agilidade e segurança. Inclusive, os retornos já foram construídos para serem usados por veículos durante a execução das obras do viaduto.

REIVINDICAÇÃO ANTIGA

Desde 2017, a atual gestão municipal tenta viabilizar junto ao órgão federal a reconstrução do viaduto para permitir o tráfego de caminhões de grande porte ainda feito dentro da cidade e, o mais importante, garantir a segurança da população.

Depois várias tratativas, reuniões e gestão política, a Prefeitura de Fabriciano conseguiu aprovar o seu projeto de reconstrução do viaduto junto ao DNIT em 2020. A sinalização positiva para execução das obras definitivas veio após o órgão federal realizar obras emergenciais para “manter a segurança e o viaduto de pé”, com instalação de vigas metálicas de cerca de 50 centímetros de espessura.
O viaduto, que foi construído na década de 60, tem 3,6 metros de altura, está com a estrutura em risco devido aos veículos de grande porte que acabam “entalando” no vão local. A norma exigida pelo DNIT é que altura seja de no mínimo 4,5 metros, parâmetro que já estava em vigor na década de 60.

Os comentários estão encerrados.