Mais 500 famílias realizam o sonho da casa própria em Coronel Fabriciano

Expositores, organizadores e população na expectativa da ExpoInox 2022
Montagens da Expo Inox 2022 já movimenta centro de Timóteo
27 de maio de 2022
Alecrim
Espaço Alecrim com novidades na programação desse fim de semana
27 de maio de 2022

Mais 500 famílias realizam o sonho da casa própria em Coronel Fabriciano

Mais 500 famílias realizam o sonho da casa própria em Coronel Fabriciano

Mais 500 famílias realizam o sonho da casa própria em Coronel Fabriciano

O sonho de ter uma casa própria se tornou realidade para mais 500 famílias contempladas pelo Fabri Meu Lar – programa Casa Verde Amarela/FAR faixa 1, em Coronel Fabriciano. Nesta quinta-feira (26/5), o prefeito Dr. Marcos Vinicius recebeu o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, que vieram à cidade para a entrega das moradias populares no Residencial Buritis, no bairro São Vicente.

A cerimônia foi prestigiada por prefeitos de cerca de 200 cidades de Minas, deputados federais e estaduais, autoridades, secretariado municipal e grande presença do público. O presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, também participou do evento.

“Moradia digna e segura é um direito do cidadão. E nós, da gestão Novos Tempos, temos trabalhado desde 2017 para garantir a centenas de famílias que viviam em áreas de risco, estavam no aluguel social há décadas e outras tantas que cumprem os critérios do programa possuir a sua casa própria”, explicou o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

“O Residencial Buritis é resultado de muito esforço, planejamento e vontade política. Desde a década de 80, nenhum programa habitacional foi feito em Coronel Fabriciano. Hoje, completamos a entrega de um total de 788 moradias, beneficiando mais 3 mil pessoas”, completa. Dr. Marcos Vinicius.

Em seu discurso, o presidente agradeceu a recepção e lembrou que já era adulto quando a família conquistou a primeira casa própria. “Agradeço a recepção e a Deus pela missão de estar à frente do Executivo Nacional. Trabalho e sempre trabalhei pela população com respeito à liberdade de cada um de você e a primeira casa própria de sua família e sei da importância deste momento para cada família”, lembrou.O evento foi transmitido ao vivo pela EBC, pelas redes sociais do Planalto e da Prefeitura de Coronel Fabriciano.  Esta é a primeira vez que a cidade de Coronel Fabriciano recebe a visita de um presidente da República.

 

MORADIA DIGNA E SEGURA

O Residencial Buritis conta com 25 blocos, cada um com 20 apartamentos, divididos entre térreo e quatro andares. O condomínio conta com infraestrutura completa, com drenagem, esgoto, água, pavimentação, energia elétrica, iluminação pública, duas quadras poliesportivas, playground e guarita.

Nas proximidades, há postos de saúde e de segurança, escolas e creches e acesso a transporte público. Já os apartamentos têm dois quartos, sala, cozinha conjugada com área de serviço e banheiro.

Os contemplados cumpriram todas as exigências do programa municipal e federal, inclusive a apresentação de documentos junto à Caixa Econômica Federal (CEF).

 

788 MORADIAS JÁ ENREGUES

O empreendimento integra o Programa Casa Verde e Amarela e recebeu R$ 37,5 milhões em investimentos federais, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), sendo que R$ 30,1 milhões foram repassados desde 2019, o que representa 80,31% do total.

O recurso foi assegurado pela Prefeitura de Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, que elaborou os projetos tornando o município apto a receber tal investimento, beneficiando milhares de famílias e gerando emprego e renda para a cidade.

Com os 500 apartamentos no Residencial Buritis, a Prefeitura de Coronel Fabriciano concluiu a marca de 788 moradias construídas e já entregues, beneficiando mais de 3 mil pessoas. Desde a construção e entrega das casas nos bairros Silvio Pereira I e II, ainda na década de 90, o município não recebia investimentos habitacionais de tal porte.

 

VIDA NOVA, ENDEREÇO NOVO

Cinco famílias receberam as chaves das novas moradias pessoalmente das mãos do presidente Jair Bolsonaro junto com o prefeito Dr. Marcos Vinicius. São elas: Expedito Martins, Kenia Sena da Silva, Maria das Graças Silva Rodrigues, Rosimar Dias Falces e Vanessa Ivana Lacerda Costas. Após a solenidade, todas as demais famílias também receberam as chaves de suas casas.

Ao longo da semana, todos realizaram a assinatura dos contratos com a Caixa e receberam certidões de números. O próximo passo é providenciar a mudança, que seguirá um cronograma, com dias e horários definidos, elaborado pela Gerência de Habitação da Prefeitura para garantir organização e segurança de todos os beneficiários.

 

Fonte: PMCF