Moçambique de Timóteo comemora 17 anos de fundação com grandes atrações

Festival da cachaça
10° Festival da Cachaça
21 de maio de 2022
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - Foto: Marcello Casal Jr. Agência Brasil
Após 52 dias em greve, médicos peritos do INSS voltam a trabalhar hoje
23 de maio de 2022

Moçambique de Timóteo comemora 17 anos de fundação com grandes atrações

O grupo promove grandes ações em uma programação extensa com várias atividades

O grupo promove grandes ações em uma programação extensa com várias atividades

A Associação Cultural Irmandade Reino do Rosário /Guarda de Moçambique de Timóteo, mais conhecida como Trovão Azul de Aço do Bela Vista, completará 17 anos de fundação no próximo dia 23. O grupo está promovendo grandes ações em uma programação extensa com várias atividades iniciando no sábado dia 21, com grande encontro da AFROMINEIRIDADES na praça 29 de Abril a partir das 17h. No domingo (22) acontecerá o primeiro Encontro de Congadeiros e mestres do Vale do Vale do Aço na Regional Sul.

Para o Mestre Luis Fabiano dos Santos, que também é produtor e organizador do evento, a união dos congados é o mesmo que manter acesa a chama de sua fé e que volta a tocar os seus Tambores após o período crítico da pandemia.

Afromineiridade

A nossa família Reino do Rosário, mesmo diante de todas as adversidades que impôs o período da pandemia, não parou em nenhum momento. “Fizemos várias ações sociais, lives e distribuição de centenas de cestas básicas”, lembrou o mestre Luiz Fabiano.

O líder cultural ainda destacou a existência no meio congadeiro de uma composição de sua autoria, que se chama “Com Fé e amor Vamos Vencer a Pandemia”. “Graças a Deus vencemos com canto louvando Nossa Senhora do Rosário. É muito gratificante ouvir vários grupos de congado de todos os cantos do Brasil cantado essa oração que fizemos em um momento marcante de muita dor entre as famílias atingidas pela Covid-19”, comenta o Mestre Luis Fabiano

 

Novidades na AFROMINEIRIDADES 

O evento deste sábado (21) contará com a presença da bateria da Escola de Samba Império da Sede de Timóteo e da Escola de Samba Vai Quem Quer de Guanhães. Também estará presente o grupo de Percussão Valentinas, e várias atrações da copa Dança, Folia de Reis e dos Grupos de Tamboreirós de Araçuaí (MG) e do Congo Rosário de Maria de Araguari MG.

 

Festa do Divino e Grande Encontro 

No domingo (22) a Festa se estende o dia todo com o Encontro de Congadeiros e mestres do Vale do Aço, com a participação de sete grupos de congados oriundos das cidades de Itabira, Raul Soares, Alvinópolis, Virgolândia, Coronel Fabriciano, Joanésia e Mesquita. Os grupos estão juntos fazendo reverência a coroa do Divino Espírito Santo representada pelos Reis Festeiros Jhenimara e Lucas Neves, que passarão a coroa aos novos festeiros 2023, Robson da Ambulância e Shirley Fátima.