Concurso para os primeiros 100 agentes deve ser aberto no próximo mês
Secretário de Governo Robertinho Soares fala das etapas de implantação da Guarda Municipal
28 de março de 2022
O problema é mais comuns entre as mulheres
Incontinência urinária: entender para tratar
28 de março de 2022

Aulas de percussão tem novo endereço em Timóteo

No Espaço Alecrim, aulas de Percussão Afro Mineira, às terças-feiras

No Espaço Alecrim, aulas de Percussão Afro Mineira, às terças-feiras

Os interessados em aprender a tocar um instrumento de percussão já podem optar por aulas com o baterista e percussionista Wemerson Rodrigues Souza, mais conhecido pelo codinome “Geléia”. O músico iniciou agora em março, no Espaço Alecrim, aulas de Percussão Afro Mineira, às terças-feiras, a partir das 19h30. O local totalmente ao ar livre, fica no final do bairro Novo Horizonte, seguindo 600 metros de estrada de terra, antiga Fazenda Zé Ezídio.

O mais recente núcleo percussivo do Vale do Aço está sendo formado por iniciantes, amantes do universo da música afro brasileira e mineira, interessados na cultura popular e liderado pelo ilustre professor.De acordo com o mestre Geléia, não é necessário ter nenhuma experiência anterior. “É preciso ter dedicação, persistência, paixão e fé pelos diversos sons, se encantar pelas batidas do tambor todos os dias” diz o músico.

A princípio, os alunos não precisarão investir na compra de um tambor, o instrumento será disponibilizado aos participantes. “A proposta é montar um grupo para shows e intervenções culturais após seis meses de aulas com participações voluntárias. Estudaremos tambor mineiro e seus respectivos ritmos e depois abriremos para outros instrumentos”, explica.

Geléia criou o Grupo Valentinas em Timóteo, em 2013, fundamentado essencialmente nos tambores mineiros e voltado para pesquisa de gêneros musicais afro-brasileiros. O músico tem um longo currículo, com apresentação em bandas e shows fora do país.

O tambor é um instrumento de comunicação dos mais antigos. A ancestralidade do tambor afro mineiro já é conhecida na cultura popular do município, como por exemplo, o Congado de São Sebastião de Timóteo com mais de 120 anos de resistência. Os eventos culturais do Vale do Aço sempre foram marcados pelas batidas do tambor, manifestadas em diferentes ritmos como blocos carnavalescos, bandas de forró, axé music e outros.
Os contatos com o professor Wemerson Rodrigues Souza (Geléia), podem ser feitos pelo (31)98788-6678 (whatsapp) ou pelo @geleia_oficial (Instagram).