AAPI dá mais um passo no seu plano de expansão

Sede AAPI
Editorial – A importância social, econômica e o legado da AAPI
21 de março de 2022
ACIARIA - Foto. Elvira Nascimento
Usiminas Mecânica divulga vaga de emprego
24 de março de 2022

AAPI dá mais um passo no seu plano de expansão

A inauguração da nova unidade foi prestigiada

A inauguração da nova unidade foi prestigiada

A AAPI (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga) abriu mais uma unidade, desta vez em Timóteo, já é a sexta.

 

Histórico

A sede da entidade fica no bairro Imbaúbas em Ipatinga, mas houve necessidade de expansão. Através de um projeto piloto foi lança a Unidade 2 no bairro Jardim Panorama. Depois, abriu a Unidade 3, no bairro Canaã. Na sequencia veio à Unidade 4, no Cidade Nobre.

A diretoria percebeu a oportunidade de ir além de Ipatinga e lançou a Unidade 5, que também é uma subsede em Cel. Fabriciano. No início deste mês de março, a associação inaugurou a unidade 6, em Timóteo, e a próxima será no município de Santana do Paraíso.

 

Saúde

A AAPI expandiu o conceito de associação de aposentados, enquanto as outras focaram no lazer, ela focou na saúde.

Segundo Joaquim Cândido, Diretor de Saúde da AAPI, a associação oferece consultas, exames laboratoriais, fisioterapia, oftalmologia, entre outras especialidades. Apenas no ano de 2021, mesmo com a pandemia, foram cerca de 20 mil consultas por mês, o que representa mais de 200 mil por ano.

“Estamos contribuindo para desafogar a saúde pública no Vale do Aço, porque se não tivesse a Associação, seria mais difícil. Ela foi criada para dar suporte ao grupo Usiminas, e hoje já não é mais só para o grupo, qualquer aposentado pode aderir e até quem não se aposentou ainda”, enfatiza Cândido.

A AAPI expandiu o conceito de associação de aposentados e foca, sobretudo, na saúde

A AAPI expandiu o conceito de associação de aposentados e foca, sobretudo, na saúde

 

Lazer

Apesar de priorizar a saúde, no segmento lazer a AAPI também tem forte atuação. Conta com um clube com grande estrutura no bairro Bom Retiro, onde acontece a tradicional seresta nas noites de sexta, que foi interrompida em função da pandemia. A associação ainda tem uma pousada com 76 apartamentos em Guriri no Espirito Santo e vai construir outra em Prado, na Bahia.

 

Experiência

A AAPI é um bom exemplo de como a idade pode ser um aliado. Desde a sua fundação na década de 80, somente aposentados estiveram à frente da diretoria e presidência. Atualmente, conta com cerca 180 colaboradores diretos e mais de 40 mil associados.

De acordo com o gerente de Saúde, Felipe Santos, a associação conta hoje com 28 especialidades, desde clínico geral a psiquiatra, geriatra, ortopedista, ginecologista, otorrino, entre outros.  Ele comenta sobre os próximos passos. “Sabemos que nossas unidades precisam crescer. No Bethânia planejamos ter um centro de diagnóstico, para criar algumas atividades que não temos, como ultrassom, eletrocardiograma, ou seja, cada vez mais, abrir o leque do atendimento para nosso associado. Lembrando que todo esse serviço de consulta não tem custo, o associado só paga a mensalidade e tem direito a todos esses benefícios. Os exames não são gratuitos, mas tem custo bem acessível”, lembra Santos .

 

Qualificação profissional

“Temos cursos profissionalizantes visando preparar as pessoas para o mercado de trabalho.  Por enquanto está parado por causa da pandemia, mas ofertamos cursos de mecânico, eletricista e inglês. As vezes vemos reclamações sobre a falta de emprego, mas também falta mão de obra especializa”, alerta Joaquim Cândido.

Joaquim Cândido, Diretor de Saúde da AAPI,  fala sobre diretrizes

Joaquim Cândido, Diretor de Saúde da AAPI, fala sobre diretrizes

 

Plano Unimed

A Associação lançou recentemente um plano de saúde em parceria com a Unimed, exclusivo para seus associados por R$ 197,00 com direito a internação. “Infelizmente a saúde pública deixa muito a desejar,  então nossa preocupação era: se o sócio passa mal, para onde vai? Aí fizemos essa parceria com a Unimed”, destaca o Diretor de Saúde.

 

Inauguração Timóteo

O presidente da AAPI, Jair Antônio dos Santos, estava feliz com a inauguração da unidade. E destaca que a Associação tem grandes planos para Timóteo. “Nós chegamos aqui com um pouquinho de atraso, na realidade já estávamos com tudo acertado no bairro Primavera com uma boa estrutura, mas tivemos problemas contratuais de última hora o que atrasou nossa chegada. Então viemos para cá, e estamos bem localizado, no centro da cidade. Aqui inicialmente vamos operar com três consultórios e um posto de coleta. No futuro vamos montar aqui em Timóteo uma subsede”, projeta o presidente.

Para Alexandre Marcelino, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Timóteo (ACE) receber uma unidade da AAPI soma para o município. “Para Timóteo é muito bom receber uma instituição de tamanha relevância, penso que vai trazer uma comodidade para seu associado, além de atrair novos”, diz.

O Gestor Comercial e de Comunicação e Marketing da Unimed, Rogério Pedroso, que recentemente celebrou uma parceria com a AAPI destaca a importância da associação e sua chegada a Timóteo. “É uma alegria para Unimed estar aqui em Timóteo e ter firmado essa parceria com a AAPI, uma instituição tão importante para o Vale do Aço. É mais um ponto de apoio para AAPI,  e a Unimed está engajada nesse processo com eles. Nessa proposta da Associação de cuidar da saúde das pessoas é mais um ponto de atendimento para sociedade” frisa Pedroso.

Segundo o secretário de saúde da prefeitura de Timóteo, Eduardo Morais, o poder executivo vê a AAPI como parceiro. “Obviamente vemos com bons olhos a vinda da AAPI. Quero parabenizar toda associação e dizer que a secretaria municipal de saúde de Timóteo respeita e reconhece o importante trabalho promovido em toda região”, enalte Eduardo.  De acordo com Jair Antônio, a nova unidade tem capacidade para atender 2.000 consultas por mês.

 

Legado

O diretor de Saúde da APPI, falou sobre o que a associação espera deixar. “O legado é que vale a pena ter esse cuidado, essa preocupação de colaborar com as pessoas. Eu achava que iria me aposentar e ficar tranquilo em casa, mas aconteceu o contrário, hoje trabalho mais que na época da Usiminas, e é muito bom quando faz as coisas com prazer. Não podemos ficar parados, a idade não é importante, o importante é trabalhar e buscar novos rumos e contribuir para a sociedade, isso é uma coisa que faz bem para gente”, considera Joaquim Cândido.