carteira
Techint Engenharia e Construção com vagas para obra na Usiminas
9 de março de 2022
No domingo o palco do teatro recebe o espetáculo Petit Gatão Pocket Show, do Circo Teatro Fool
Exposição Essas Mulheres marca reabertura ao público da Fundação Aperam Acesita após dois anos fechado
11 de março de 2022

Contos Locais na quarta edição

Projeto literário já planeja a retomada de ações presenciais

Projeto literário já planeja a retomada de ações presenciais

O projeto Contos Locais, viabilizado via Lei Federal de incentivo à cultura, já planeja a retomada das ações presenciais para 2022. Em parceria com as prefeituras municipais e respectivas secretarias das cidades contempladas (Lavras e Nepomuceno), as ações serão planejadas em conformidade com os protocolos de segurança estabelecidos para o período pandêmico, de forma que as atividades sejam desenvolvidas com todo o cuidado e segurança para com a saúde.

Enquanto esta etapa não é retomada, o projeto foca na movimentação de suas redes sociais, recontando histórias de outras edições do projeto. Parceiros e personalidades das cidades contempladas em outras edições gravaram depoimentos em vídeo a respeito do projeto, de casos retratados por meio dos Contos Locais, convidando os internautas para curtir e se inscrever no canal da iniciativa.

Trabalhar com a promoção de edições anteriores do Contos Locais tem como finalidade ressaltar a relevância e perenidade do projeto que tem tudo para se manter em evidência, mesmo anos após passar pelas cidades, pois difundem histórias dessas localidades contadas por seu próprio povo. Dessa forma, a valorização da cultura local é evidentemente percebida na oralidade. Com a ação em redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram), o projeto ganhou novos seguidores, e gerou maior envolvimento do público com os conteúdos literários do projeto, com as narrações dos Contos Locais das primeiras edições.

O projeto Contos Locais é uma realização da MC Produção e Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Expresso Nepomuceno e Mart Minas. A iniciativa prevê a investigação construtiva da identidade local a partir dos contos da cidade, organizados em recontos em formato escrito e ilustrado (livro), a partir do trabalho de estudantes e professores.