Proerd é retomado com atividades presenciais

Em Bom Jesus do Galho, a AMMD atente cerca de 30 mães, entre moradoras da sede e da zona rural - Fotos: Eduardo Galetto
AMMD em campanha pelo fortalecimento da organização
6 de março de 2022
Emporio
Sem Reservas visita Espaço Alecrim
7 de março de 2022

Proerd é retomado com atividades presenciais

Com novo instrutor, Cabo Jean Fachinetti, programa iniciará atendendo escolas de Timóteo

Com novo instrutor, Cabo Jean Fachinetti, programa iniciará atendendo escolas de Timóteo

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, após dois anos de realização de forma online junto às escolas, retoma sua programação presencialmente com novo instrutor à frente de suas atividades.

Na última semana, a abertura do Proerd foi realizada no auditório da 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais e contou com a presença de representantes das escolas de Timóteo, parceiros e policiais responsáveis pelo programa. As aulas irão se iniciar no próximo dia 7 de março, com a aplicação de dez lições aos alunos. As atividades serão encerradas em 11 de junho, quando acontecerá a tradicional formatura dos estudantes.

O Cabo Jean Fachinetti é o novo instrutor do Proerd responsável por conduzir as atividades junto às escolas. Com formação em curso de licenciatura, o Cabo atua há 12 anos na PM e é a primeira vez que ele assume o Programa. “Agradeço à 85ª Cia da Polícia Militar que tem me apoiado durante esse processo e também a todos os parceiros que seguem há anos trabalhando em conjunto com a Polícia Militar para que o programa cumpra o seu papel junto à comunidade escolar”, sublinha o cabo.

Conforme explica, serão aplicadas dez lições, uma por semana, aos alunos do quinto ano do Centro Educacional Católico de Minas Gerais – CEC-MG, das escolas Batista, da estadual Getúlio Vargas, Joaquim Ferreira de Souza, José Maria Bowen e Tenente José Luciano. Ao todo, 570 estudantes serão contemplados com o Proerd neste primeiro semestre.

Ainda de acordo com o Cabo, a expectativa é grande para a retomada das atividades presencialmente, visto que foi preciso adotar o formato online por dois anos. “Mesmo no remoto conseguimos alcançar nossos resultados, mantendo o programa na ativa. Nossa visão continuou chegando aos alunos, que é respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos”.

O Proerd é realizado desde 2003 em Timóteo pela PMMG, com o apoio da Prefeitura de Timóteo, Fundação Aperam Acesita, Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano, Fundação Emalto e Saritur.

Para o Presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, “o Proerd é uma das nossas ferramentas na área da prevenção ao uso de drogas. A educação das crianças a respeito desse tema se faz necessária desde cedo, na escola, para que possamos orientar os estudantes a refletir antes de tomar suas decisões; a estarem preparados para dizer não à oferta de drogas e se tornarem multiplicadores das informações obtidas no programa”, finaliza.