Indústria mineira tem alta do faturamento em 2021

Prova de vida
Cartão de gratuidade em Ipatinga vencido deve ser regularizado até 4 de março
7 de fevereiro de 2022
Bobinas Usiminas
Usiminas encerra 2021 com recorde histórico nos resultados
11 de fevereiro de 2022

Indústria mineira tem alta do faturamento em 2021

Pesquisa Indicadores Industriais da FIEMG apura avanço de 2,1%, puxado por setor de transformação

Pesquisa Indicadores Industriais da FIEMG apura avanço de 2,1%, puxado por setor de transformação

Indústria mineira fatura 2,1% a mais em 2021, aponta a Pesquisa Indicadores Industriais, realizada pela FIEMG. O desempenho positivo da indústria da transformação – com aumento das vendas para os mercados interno e externo e elevação dos preços de venda em empresas do segmento – explica o crescimento do indicador da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa). 

As horas trabalhadas na produção registraram expansão, justificada pelos crescimentos nas duas indústrias – de transformação e extrativa. Os índices referentes ao mercado de trabalho – emprego, massa salarial e rendimento médio real – avançaram em dezembro. Em 2021, a ampliação do calendário de vacinação contra a Covid-19 e, consequentemente, a flexibilização das medidas de distanciamento social fomentaram a recuperação da indústria. 

A reedição de medidas como o Programa de Manutenção do Emprego e da Renda também contribuiu para a mitigação dos impactos econômicos negativos da pandemia. Entretanto, para os próximos meses, é esperada uma desaceleração da atividade, na esteira da redução do ritmo de crescimento global – especialmente da China –, e da persistência de gargalos como a restrição da oferta de insumos e matérias-primas. 

Em âmbito nacional, a inflação e o desemprego em patamares elevados, bem como as incertezas com relação ao cenário político, devem contribuir para a piora da atividade.

 

Fonte: Fiemg-MG