Timóteo recebe evento sobre autismo na sede do Lions

O catálogo on-line pode ser um importante aliado nas vendas de fim de ano
App Marketing cria catálogo para vendas online
2 de dezembro de 2021
Foram 25 cursos realizados em quatro semestres
Fundação Aperam Acesita e Senar contabilizam quase 5 mil horas de capacitação promovidas em 2021
22 de dezembro de 2021

Timóteo recebe evento sobre autismo na sede do Lions

O psicólogo e palestrante Daniel do Bem é um dos mais engajados em prol dos autistas da região

O psicólogo e palestrante Daniel do Bem é um dos mais engajados em prol dos autistas da região

Na terça-feira, aconteceu em Timóteo o evento “Roda de Conversa Autismo: Conhecer para Acolher”. O evento, realizado pelas associações Ajudar Faz Bem e Amor Azul, com o apoio do Lions Club de Acesita, contou com a palestra do psicólogo, pai de autista e vereador de Ipatinga, Daniel do Bem, e teve como objetivo conscientizar e levar mais informações sobre a causa autista aos presentes.

Para o psicólogo, esse tipo de ação é importante para criar identificação das pessoas com a causa e, assim, gerar empatia. “Nós temos a tendencia a nos aproximar daquelas pessoas e das causas que conhecemos. Por isso, é tão importante falar sobre autismo. Para que as pessoas entendam a dor dessas famílias, as respeitem e contribuam para melhorar a vida dessas crianças”.

Em sua atuação como vereador, Daniel do Bem é autor de leis relacionadas à causa autista, como a 4.138, que dispõe sobre os direitos e diretrizes da pessoa com autismo em Ipatinga, a lei 4.152, que classifica como permanente o laudo médico que atesta o autismo, e a 4.165, feita em parceria com outros dois vereadores, que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido na cidade.

Edna Passos, presidente da Associação Ajudar faz Bem, salientou o quanto o evento é importante para a atuação da entidade junto às famílias autistas. “É muito gratificante ouvirmos informações de quem entende da causa, para que a gente compreenda como podemos ajudar essas pessoas e, principalmente, as acolher em suas dores e necessidade de acompanhamento”.

O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado pelo atraso no neurodesenvolvimento, fazendo com que as crianças autistas apresentem dificuldades na comunicação, interação social e aprendizado. Hoje não existem dados estatísticos oficiais sobre o autismo no Brasil. Mas, segundo a Organização Mundial da Saúde, existem cerca de 70 milhões de crianças autistas no mundo e 2 milhões no Brasil.