Associação de Capoeira Angola Lenço de Seda promove evento que valoriza a cultura africana

A nota da Moody’s está alinhada com as da Fitch e Standard and Poors (S&P)
Resultado e reconhecimento: agência internacional eleva nota global da Usiminas
18 de novembro de 2021
O inquieto e multifacetado Làmppi inaugura seu mais novo empreendimento cultural
Làmppi inaugura seu novo teatro na Bahia
19 de novembro de 2021

Associação de Capoeira Angola Lenço de Seda promove evento que valoriza a cultura africana

Capoeira Cultura Viva movimenta o Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Capoeira Cultura Viva movimenta o Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Com o objetivo de celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, as atrações do evento foram pensadas para valorizar a identidade cultural afro-brasileira e os agentes culturais da cidade. “O encontro é importante para a gente discutir, falar e ouvir sobre temas que foram silenciados por muito tempo, tais como o racismo estrutural, a intolerância religiosa, a violência contra um povo, a marginalização e as tentativas de apagamento da cultura africana. Quando falamos de Capoeira Cultura Viva, estamos chamando a atenção para a tradição oral africana e afro-brasileira, valorizando a nossa dança, a cultura, a nossa beleza, o nosso cabelo, a religião, as referências que temos de heróis, como Zumbi, Marighella, Conceição Evaristo, Dandara, Elza Soares, Clementina de Jesus, Marielle Franco, Djamila Ribeiro, Mestre Moa do Katendê, entre tantos outros, para que os mais jovens possam conhecer, se reconhecerem, se assumirem e se orgulharem de seus ancestrais” explica Diogo Netto, capoeirista da Lenço de Seda.

A programação começa às 9h com um aulão de Capoeira Angola, seguido por apresentação do grupo de dança Cia Lopez de Timóteo. A tradição do Congado Guarda de Moçambique de Timóteo também marca presença. Promovida pela Lenço de Seda, a roda de Capoeira vem na sequência, contando com a participação de convidados como o Terrêru Coletivo Cultural, a Associação de Capoeira Angoleiros Sim Sinhô, de Belo Horizonte e o Grupo de Capoeira Angola Crispim Menino Levado, de Teófilo Otoni. O Samba de Roda e o Maculelê também fazem parte da programação, que estende até a noite com sarau de poesia, microfone aberto e roda de conversa, com a presença de Pietra Poeta, a performer Janaína Lages e o coletivo A Rua Declama, entre outros convidados. Para fechar a programação, um show do artista Douglas Netto.

Dia de Zumbi

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A escolha em celebrar o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro não foi aleatória. Trata-se da data de assassinato de Zumbi dos Palmares, o maior líder do Quilombo dos Palmares, ocorrido em 1965- – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Na década de 1970, ativistas ligados a um grupo de quilombolas situado no Rio Grande do Sul passaram a reivindicar a celebração do Dia da Consciência Negra no Brasil nessa data.

Em 1978, surgiu o Movimento Negro Unificado no país, que passou a realizar uma série de ao movimento, o Dia da Consciência Negra tornou-se uma data lembrada todo ano como representativa da luta da população negra. Durante o governo de Dilma Roussef, o dia foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Em agosto de 2021, incluiu-se o Dia Nacional de Zumbi nas celebrações e a data foi aprovada pelo Senado Federal como feriado nacional.

 

Associação de Capoeira Lenço de Seda – Centro de Estudos da Cultura Ancestral Brasileira

O Centro de Estudos da Cultura Ancestral Brasileira – Lenço de SedaCECAB atua, desde 1977, na promoção da educação e da cultura ancestral brasileira com intervenções pedagógicas de formação de agentes culturais e educadores. Mantém uma agenda cultural voltada para processos de criação coletiva em inúmeros projetos de parceria, intervenção multidisciplinar e de formação e assessoria pedagógica.

Um dos centros culturais pioneiros da região do Vale do Aço, a Lenço de SedaCECAB assume o papel de aglutinar e dar espaço e voz aos movimentos que valorizam as ancestralidades ameríndia, afro-brasileira e afromineira.

O evento “Capoeira Cultura Viva” tem o apoio da Lei Aldir Blanc de Auxílio à Cultura, sancionada pelo Governo Federal em agosto de 2020, e da Prefeitura de Timóteo.