Câmara de Timóteo implanta projeto para redução de custos

Os atendimentos residenciais são dirigidos a pacientes com doenças agudas
Secretaria de Saúde de Ipatinga retoma atendimentos em domicílio com multiprofissionais
23 de agosto de 2021
Programa Educar Mais retorna com mais atividades para os alunos de Fabriciano
Escola em período integral retorna em Coronel Fabriciano com novidades
23 de agosto de 2021

Câmara de Timóteo implanta projeto para redução de custos

Servidores de Timóteo discutem a digitalização dos documentos da casa

Servidores de Timóteo discutem a digitalização dos documentos da casa

A Câmara de Timóteo deu início à implantação de um projeto com foco na economia e modernização da Casa Legislativa. Na última semana, o presidente, Luiz Perdigão, se reuniu com gestores e servidores efetivos de vários setores para discutir a implementação de um programa que visa reduzir a quantidade de papéis e impressões. “Vamos substituir documentos impressos pela versão digital. É uma grande inovação! Tenho certeza que, com o corpo técnico que temos, em breve isto se tornará realidade”, comemorou Perdigão.

Segundo Marcela Roque, do setor de Protocolo, a ideia surgiu há alguns anos, após uma visita técnica à Câmara de Uberlândia/MG. Contudo, a proposta não saiu do papel. “À época, acabamos engavetando o projeto dada a impossibilidade de implementá-lo. Porém, em uma conversa o assunto surgiu novamente e o presidente, Luiz Perdigão, comentou que havia conhecido um programa semelhante na Câmara de Vitória/ES e gostaria de implementá-lo no Legislativo de Timóteo. Foi uma comunhão de ideias”, explicou.

Tecnologia

Segundo Haroldo Freitas, gerente do setor de Tecnologia de Informação, a Câmara já dispõe da tecnologia necessária para dar o pontapé inicial. “O sistema de protocolo é um dos módulos do sistema de gestão pública que utilizamos atualmente na Câmara. Portanto, agora é implementar a digitalização junto aos setores e capacitar os servidores para que tenhamos êxito neste projeto”, avaliou.

A ideia é que, gradativamente, todos os documentos e processos deixem de ser impressos e passem a tramitar via sistema. “Serão duas etapas: na primeira, o processo legislativo será feito de forma digital. Num segundo momento, será a vez da parte administrativa e contábil. Contudo, isso dependerá de pesquisas e consultas junto ao Tribunal de Contas de Minas (TCE/MG), para verificar a legalidade de extinguirmos a versão impressa de alguns documentos”, pontuou Marcela Roque.

Benefícios

As vantagens de digitalizar os processos na Câmara são inúmeras, na avaliação de Marcela. “A cada demanda inserida o sistema gera um protocolo que permite o acompanhamento de todo o trâmite. Isso tornará o processo mais eficiente. Além disso, também ganharemos na modernização, na praticidade, agilidade e, claro, na economia de papel e cópias de impressão”, ressaltou.

Deliberação

Conforme Marcela, na reunião ficou definido que comunicações internas, circulares e requisição de materiais, bem como moções, indicações e requerimentos já serão feitos de forma digital. Já outros documentos carecem de uma análise da questão legal, bem como junto ao TCE/MG.

Além disso, também ficou deliberado que cada setor fará um levantamento sobre quais os documentos e processos poderão ser feitos via sistema. “Nesta quarta-feira, dia 25, teremos uma nova reunião para que os setores nos informem quais outros serviços poderão migrar de imediato e quais demandam mais estudo”, explicou a servidora.

Fonte: Câmara Municipal de Timóteo