Fundação Aperam Acesita em parceria com Sebrae lançam o Trilha ONG’s

Estado divulga edital com mais de duas mil vagas
Minas divulga edital com mais de duas mil vagas para a Polícia Penal
19 de agosto de 2021
Homenagem aos delegados aposentados da região
12º Departamento de Ipatinga homenageia Delegados aposentados do Vale do Aço
20 de agosto de 2021

Fundação Aperam Acesita em parceria com Sebrae lançam o Trilha ONG’s

A iniciativa visa potencializar as atividades do terceiro setor por meio de capacitações

A iniciativa visa potencializar as atividades do terceiro setor por meio de capacitações

A Fundação Aperam Acesita, em parceria com o Sebrae, lança neste mês a Trilha ONG’s. A iniciativa, que visa potencializar as atividades do terceiro setor por meio de capacitações, objetiva auxiliar representantes de organizações não governamentais no fortalecimento de suas instituições. Outro propósito é contribuir na organização das estratégias de trabalho de iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil, gerando demandas para a construção de projetos, captação de recursos e desenvolvimento para os grupos.

A Trilha ONG’s tem como público-alvo instituições como  associações de produtores, sindicatos de produtores/trabalhadores, associações comunitárias e grupos não-formalizados, conselhos de desenvolvimento rural sustentável, cooperativas, entre outros que realizam atividades ligadas ao terceiro setor.

As vagas são limitadas, e as instituições interessadas podem se inscrever pelo link http://bit.ly/trilhaongs, até o dia 25/08. Cada organização poderá ser representada por até três participantes. Os encontros serão realizados de forma on-line pela plataforma Google Meet.

A capacitação terá início no dia 31 de agosto, e será desenvolvida em três módulos. O primeiro, que terá como tema o Intraempreendedorismo, trará em sua programação o workshop Liderança, Empreendedorismo e Protagonismo. As instituições ainda contarão com uma mentoria de duas horas para diagnóstico inicial da instituição, matriz de priorização de problemas e plano de ação. O segundo módulo terá como tema Instituições Fortes. Será ministrado o workshop Estratégias de Sustentabilidade em Instituições, com mentoria de duas horas/instituição para a construção do modelo de negócios de plano de ação. O terceiro módulo, Captação de recursos e plano de acompanhamento, irá contar com o workshop Captação de recursos para Instituições sem fins lucrativos,  além de mentoria para a elaboração de um projeto de captação de recursos para os grupos que apresentarem esta demanda, e de um plano de ação com foco no desenvolvimento sustentável para as demais instituições.

Além dos módulos, as instituições poderão participar de oficinas bônus durante o Trilha ONG’s.

Para o Presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, a iniciativa é o ponto de partida para potencializar as ações das organizações não governamentais do Vale do Jequitinhonha e Vale do Aço. “Acreditamos que a capacitação, juntamente com a mentoria, vai ser uma forma de acompanhar mais de perto a evolução desses grupos, fomentando a atuação destes junto às frentes trabalhadas”, ressalta.

De acordo com o analista técnico do Sebrae Minas, Julian Rodrigues, “a Trilha ONG’s surgiu a partir de uma proposta da Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita de capacitar essas organizações. A demanda veio ao encontro do desejo do Sebrae de contribuir para potencializar essas instituições, uma vez que são protagonistas muito importantes para o desenvolvimento local no nosso território”, pontua.

Julian atua como gestor de projetos e mentor de negócios há mais de seis anos, com foco em inovação, alta performance nos negócios, desenvolvimento local, vendas e comportamento empreendedor. “A Trilha ONG’s foi pensada para organizar esses grupos, construir um planejamento assertivo de acordo com as necessidades e traçar estratégias para conseguirem alcançar seus resultados”, finaliza.

Fonte: Fundação Aperam Acesita