STF confirma decisão que determinou a abertura de CPI da Pandemia

Prefeito fala de dificuldades encontradas, destaca empenho e agilidade da gestão para superar momento mais dramático da Covid e sinaliza novos horizontes para a cidade
Poder executivo municipal de Ipatinga realiza balanço dos 100 primeiros dias
14 de abril de 2021
A cada bolsa de sangue doada, em média, quatro pessoas podem ser beneficiadas
Programa de voluntariado da Usiminas promove campanha de doação de sangue
20 de abril de 2021

STF confirma decisão que determinou a abertura de CPI da Pandemia

Por 10 votos a 1, o plenário seguiu decisão individual de Barroso - Foto: Marcello Casal Jr. Agência Brasil

Por 10 votos a 1, o plenário seguiu decisão individual de Barroso - Foto: Marcello Casal Jr. Agência Brasil

Por 10 votos a 1, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesse dia (14) confirmar a decisão individual do ministro Luís Roberto Barroso que determinou a abertura de comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar supostas omissões no combate à pandemia de covid-19.

A decisão de Barroso foi tomada na semana passada, a partir de um mandado de segurança protocolado pelos senadores Jorge Kajuru (GO) e Alessandro Vieira (SE), ambos do Cidadania. Os parlamentares alegaram suposta omissão do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, ao não determinar a instalação da comissão, após a obtenção do mínimo de assinaturas necessárias de parlamentares para criação da CPI.

Durante a sessão de hoje, Barroso reafirmou seu voto e disse que seguiu a Constituição e a jurisprudência da Corte. Segundo o ministro, a instalação de uma CPI deve ser automática se o número mínimo de um terço de assinaturas de parlamentares for atingido.

“Nada há de criativo, original ou inusitado na decisão liminar, que concedi à luz da doutrina vigente no Brasil”, afirmou Barroso.

O voto de Barroso foi seguido pela maioria dos ministros. O ministro Marco Aurelio ficou vencido na votação por razoes processuais. Ele entendeu que não caberia ao plenário referendar o mandado de segurança.

No ultimo dia (13), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, leu o requerimento de criação da comissão e deu o primeiro passo obrigatório para dar andamento ao processo de instalação da CPI .

 

Agência Brasil