Implantada em tempo recorde, estrutura possibilita atendimentos não Covid na unidade de saúde e abre espaço no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) para os 20 novos leitos de UTI que estão sendo aguardados pelo município
Ipatinga recebe 17 novos leitos e outros 20 são esperados para os próximos dias
25 de março de 2021
Equipamentos são de última geração e chegaram ao Hospital Municipal em embalagens de fábrica. Instalação será concluída nesta segunda-feira
Ipatinga duplica capacidade de leitos UTI-Covid a partir desta semana
29 de março de 2021

Vacinação de idosos em Timóteo

Cerca de 900 pessoas receberam a primeira dose do imunizante em 8 locais estratégicos, distribuídos nas sete regionais administrativas da cidade

Cerca de 900 pessoas receberam a primeira dose do imunizante em 8 locais estratégicos, distribuídos nas sete regionais administrativas da cidade

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, vacinou cerca de 900 idosos no primeiro dia, de um total de três, dedicados a imunizar pessoas com idade entre 70 e 77 anos. Na atual fase, a vacinação teve início nesta quinta-feira (25) e se estende até sábado.

Nesta etapa, o Município disponibilizou oito locais diferentes sendo cinco escolas, a Associação dos Aposentados e outros dois pontos estratégicos para vacinação de idosos dentro dos veículos. Na Fundação Aperam Acesita foram vacinados 266 idosos e na área de acesso ao Batalhão de Polícia Militar, no Bairro Primavera, 251 pessoas receberam o imunizante.

Elza Joana dos Santos Gonçalves, 77 anos, foi imunizada na Escola Municipal Alvorada, regional Sudoeste, e não escondeu a alegria depois de um ano desde o início da pandemia.  “Estou feliz, graças a Deus. A gente fica em casa naquele estado nervoso, pois quer sair e não pode por causa do vírus. Agora pelo menos a gente tem uma perspectiva melhor de que essa situação vai passar”, citou Elza.

“Foi uma tranquilidade, uma beleza! Estava ansiosa, pois qualquer dor de cabeça, qualquer tontura a gente achava quer podia ser o coronavírus. Agora vamos viver bem melhor”, disse Maria das Graças Alves de Andrade Vital, 77, vacinada na Escola do Alvorada. Mesmo com a aplicação da primeira dose, Maria das Graças reforça que é preciso se cuidar até receber a segunda dose e, mesmo assim, recomendou a todos que continuem usando máscara, mantendo distanciamento social, evitando aglomeração e lavando as mãos com água e sabão ou higienizando com álcool em gel 70%.

Outro morador de Timóteo que comemorou o fato de ter recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi o senhor Salvador de Oliveira Costa, de 76 anos. “É uma emoção muito grande. A ansiedade era enorme por causa da pandemia. A expectativa agora é a melhor possível”, salientou. Ele aproveitou para mandar uma mensagem para quem está aguardando a sua vez de receber o imunizante: “Vamos esperar com fé que vai ter vacina pra todo mundo em breve. Enquanto isso, vamos continuar usando máscara e manter distanciamento até a situação amenizar por completo”, reforçou Salvador que tomou a vacina no sistema drive thru na porta do Fundação Aperam Acesita.

O mesmo sentimento de alívio foi descrito pelo senhor Saulo Ambrósio Pena, de 73 anos. “Estou muito satisfeito de tomar a primeira dose, pois eu estava aflito com essa situação, pois tinha um ano que estava dentro de casa, parecendo um urso hibernando. Mas vamos levando”, ponderou Saulo que a ainda mandou um recado para os jovens: “se cuidem, pois hoje o vírus não atinge só os idosos”.

Maria Dulce da Silva Neves, 76 anos, enfatizou que a sua emoção também era muito grande depois de ter tomado a vacina. “A sensação de estar protegida contra o coronavírus é muito boa. Estou feliz demais e queria agradecer às atendentes de saúde da Prefeitura que são muito educadas e atenciosas”, comemorou Maria Dulce.

O prefeito, Douglas Willkys, visitou alguns locais de vacinação para conferir o andamento do atendimento e para conversar com os usuários sobre a organização e o fluxo de vacinação. Douglas aproveitou para recomendar às pessoas a não chegarem com muita antecedência do horário programado para a vacinação e assim evitar aglomeração.

A subsecretária de Saúde, Gabriela de Bem, reforçou que as doses disponibilizadas ao público alvo desta fase estarão garantidas para todas as pessoas daquela faixa etária, e que, portanto, os idosos podem ir com tranquilidade até os locais de vacinação durante todo o período informado.

Com a chegada de mais doses nos próximos dias, a intenção da Secretaria de Saúde é tentar vacinar o maior número de pessoas no menor tempo possível.  Para se vacinar é importante que a pessoas levem um documento de identidade com foto, comprovante de residência, cartão da vacina e uma caneta para a assinatura de formulário. É importante também usar máscara, manter distanciamento e evitar aglomeração.

 

72 a 74 Anos

Nesta sexta-feira (26) o grupo a receber a vacina são os idosos com idade entre 72 a 74 anos nos seguintes locais para quem for a pé:

Regional Sul – Escola Municipal José Moreira Bowen: Ana Malaquias, Ana Rita, Bela Vista, Centro Sul, Esplanada, Nossa Senhora das Graças, Santa Cecília e São José.

Regional Sudeste – Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CEC): Alto Timirim, Coqueiro, Córrego do Caçador, Jardim Primavera, John Kennedy, Recanto, Primavera, Timirim, Garapa e Funcionários.

Regional Nordeste – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo / Olaria: Cruzeirinho, Eldorado, Olaria, Novo Horizonte, Passaredo, Quitandinha, Santa Maria, Serenata e Vila dos Técnicos.

Regional Oeste – Escola Estadual José Ferreira Maia: Distrito de Cachoeira do Vale, Petrópolis, Santa Rita e Bairro dos Vieiras.

Regional Sudoeste – Escola Municipal Alvorada: Ana Moura, Bandeirantes, Novo Tempo, São Cristóvão, Timotinho, Vale Verde, Alvorada, Bromélias e Centro Norte.

Regional Leste – Escola Municipal Limoeiro: Alegre, Alphaville, Licuri/Celeste, Limoeiro, Macuco, Nova Esperança, Recanto do Sossego, Recanto Verde, Limoeiro Velho e Santa Terezinha.

Para quem fizer a opção de ir de carro a vacinação é para pessoas com idade variando entre 70 e 71 anos, no horário de 8h às 12h. Os locais de vacinação drive-thru são os seguintes:

Quartel do Batalhão da Polícia Militar – Moradores dos Bairros Ana Malaquias, Ana Rita, Bela Vista, Centro Sul, Esplanada, Nossa Senhora das Graças, Santa Cecília, São José, Primavera, Timirim, John Kennedy e Recanto;

Fundação Aperam Acesita – Bairros João XXIII, Coqueiro, Córrego do Caçador, Cruzeirinho, Eldorado, Novo Horizonte, Olaria, Quitandinha, Santa Maria, Serenata, Bromélias, Centro Norte, Funcionários, Garapa, Vila dos Técnicos e Timotinho.