Fundação São Francisco Xavier recebe novos participantes no Programa de Residência Médica

Novo endereço em Belo Horizonte será no Contorno na região da Savassi
Usiminas anuncia novo endereço em Belo Horizonte
1 de março de 2021
Real,dinheiro, moeda
Governo reabre programa de renegociação de dívidas com a União
1 de março de 2021

Fundação São Francisco Xavier recebe novos participantes no Programa de Residência Médica

A FSFX recebe 31 médicos ingressantes no seu Programa de Residência Médica

A FSFX recebe 31 médicos ingressantes no seu Programa de Residência Médica

Nesta semana, a Fundação São Francisco Xavier recebe 31 médicos ingressantes em seu Programa de Residência Médica. Desenvolvido há mais uma década, o Programa faz parte das atividades de Ensino e Pesquisa da Instituição, objetivando o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico de médicos, bem como da assistência ao paciente.

As atividades proporcionam a vivência na rotina de um hospital, com avançadas tecnologias e protocolos. Atualmente, o Hospital Márcio Cunha – HMC oferece 16 cursos de Residência Médica, reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC – e subsidiados com recursos do Ministério da Saúde e com recursos próprios da Fundação São Francisco Xavier.

Além do HMC, os outros dois hospitais administrados pela Fundação São Francisco Xavier implantaram programas de residência médica: o Hospital de Cubatão em 2019, e o Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira em 2020.

Formatura

Na semana passada comemorou a formação de 30 médicos especialistas em diversas especialidades: Clínica Médica, Anestesiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Neonatologia, Cirúrgica, Ortopedia e Traumatologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Radioterapia. A cerimônia foi realizada totalmente virtual devido à pandemia.

A formatura do Programa de Residência Médica é o momento de reconhecer e homenagear os profissionais, apresentar os resultados obtidos no programa, que permite a permanência de mais profissionais na região, além de engrandecer o vínculo acadêmico da instituição.

Para o Diretor de Hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Dr.Mauro Oscar Soares de Souza Lima, a Fundação entende a importância de contribuir com qualidade na formação de novos profissionais especialistas. “O Programa de Residência Médica dos hospitais administrados pela Fundação, além de oferecer a formação continuada dos médicos, possibilita a entrega de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho e, consequentemente, para a sociedade”, destaca.

O programa de residência é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC). Os cursos possuem duração e pré-requisitos distintos