Ano letivo tem início em Ipatinga seguindo todos os cuidados referentes a pandemia

Complexo Turístico em Guriri da AAPI
AAPI REABRE O RECANTO DOS PIONEIROS EM GURIRI
22 de fevereiro de 2021
Alta pode prejudicar sobretudo empreendimentos populares - Foto: Elza Fiúsa - Agência Brasil
Aumento no preço de insumos para construção civil preocupa o setor
22 de fevereiro de 2021

Ano letivo tem início em Ipatinga seguindo todos os cuidados referentes a pandemia

Todos os cuidados inerente a pandemia foram tomados

Todos os cuidados inerente a pandemia foram tomados

Acompanhado do titular da Secretaria de Educação, Sérgio Mendes, e sua adjunta, Patrícia Avelar, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, esteve visitando nesta segunda-feira (22) várias escolas municipais, para conferir de perto a retomada das aulas em regime semipresencial, conforme modelo referendado pelo Conselho Municipal de Educação. Em todos os estabelecimentos são observadas várias medidas de prevenção contra a covid-19, de acordo com protocolos previamente estabelecidos.

Uma das escolas visitadas foi a tradicional Altina Olívia Gonçalves, do bairro Iguaçu, com 40 anos de história, onde estudam hoje, pela manhã e à tarde, cerca de 570 alunos do 2º ao 9º ano, com idades de 8 a 14 anos. Ali o prefeito teve a alegria de encontrar entre os alunos o jovem Hauan Felipe Gonçalves, que completará 14 anos no próximo dia 3 e está cursando o 9º ano. Desenvolto e muito comunicativo, o garoto festejou o contato com o chefe do Executivo também porque, segundo ele, um de seus irmãos estudou com Gustavo.

“Eu também estudei em escola pública, e é muito gratificante ver que temos aqui um educandário exemplar e vitorioso, de onde certamente sairão ótimos cidadãos e profissionais que darão orgulho à nossa cidade” – disse o prefeito em saudação a uma das classes, para acrescentar em seguida: “Contamos com todos vocês para observarem rigorosamente os protocolos sanitários, auxiliando os professores e diretores em sua missão. Precisamos continuar evoluindo no aprendizado, crescendo a cada dia em conhecimentos, mas sempre respeitando os limites impostos pela pandemia”, observou.

Distanciamento faz parte do protocolo

Distanciamento faz parte do protocolo

 

Hauan confessou que antes de chegar à escola “estava com um certo medo, por causa dos perigos da covid-19, mas aqui vi que todos os cuidados estão sendo tomados e agora me sinto bastante tranquilo, sentimento que acredito também seja compartilhado pelos meus colegas”. Enquanto estava estudando em regime remoto, ele diz que se dedicou a atividades na área da computação. O diretor do educandário, Juciano Almeida, informou que a escola desenvolve um projeto pioneiro de Robótica, sendo Hauan um dos monitores do programa Altina Tech, por meio do qual, segundo ele, “há uma interação de excelentes resultados entre alunos e professores no conhecimento e prática de novas tecnologias”.

 

Organização 

O prefeito Gustavo Nunes e os gestores da Educação também estiveram nas dependências da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pedro Ferreira Maciel, entre o Canaã e o Bethânia, onde foram recepcionados pela diretora Delma Oliveira Silva e outros servidores que atuam na unidade. Todos deixaram o local com uma imagem muito positiva do trabalho conjunto realizado, traduzido em bom gosto de decoração, organização e cuidados preventivos adotados para garantir a segurança dos estudantes. Estão matriculados 275 alunos de pré-escola na instituição, que vão frequentar as aulas em dois turnos, de acordo com os revezamentos estabelecidos. A partir de 1º de março, também serão recebidas 80 crianças do Maternal, totalizando 355 matriculados.

Entre várias outras unidades, também entrou em funcionamento em sistema semipresencial, nesta segunda-feira (22), o EMEI Padre Efraim Solano Rocha, entre os bairros Ideal, Bom Jardim e Esperança, onde as aulas iniciaram para 230 crianças de pré-escolar, metade no turno matutino e outra metade no turno vespertino. A partir de 1º de março, será a vez de mais 100 crianças do Maternal, totalizando 330 alunos.

Conforme a diretora do EMEI, Karla Abreu dos Santos, a unidade conta com 17 professores e um total de 43 funcionários. “Todos se empenharam muito, dedicaram-se ao máximo, não mediram esforços para que pudéssemos ter uma estrutura de excelência para recepcionar os alunos”, pontuou, lembrando que na verdade a moderna edificação que sedia a escola está sendo estreada só agora pelos estudantes, já que em 2020 as aulas só funcionaram em sistema remoto.

Somente uma porcentagem das carteiras são ocupadas

Somente uma porcentagem das carteiras são ocupadas

 

O garoto Luiz Henrique, de cinco anos, foi o primeiro a chegar, acompanhado da mãe, a pedagoga Geisilane de Almeida Lopes, residente no Ideal. E ela contou que o filho nem dormiu à noite, de tanta ansiedade. “Não via a hora de reencontrar meus coleguinhas”, comentou o menino, sem conter a excitação na fila de entrada.

Outro muito animado era Alex Cauã Jesus Rocha, de quatro anos, levado à escola pela avó, Maria Divina. “Ele não via a hora de voltar, sonhando com esse momento”, contou ela, moradora do bairro Esperança.

 

Alegria e cuidados

Em várias escolas, logo na chegada os alunos foram recepcionados por grupos de músicos. Entre os muitos cuidados em relação à pandemia, os educandários contam com demarcação de distanciamento nos pisos, cartazes com orientação sobre protocolos de segurança em todos os ambientes, avisos sobre o uso obrigatório de máscaras. Na entrada, todos têm a temperatura corporal aferida, contando ainda com ‘dispensers’ de álcool em gel. Os professores e demais funcionários usam EPIs. E nos refeitórios há boxes de acrílico instalados para impedir contatos diretos.

Conforme explica a Secretaria Municipal de Educação, as adaptações feitas nas escolas não têm relação apenas com a contenção da pandemia e segurança para a saúde, mas também levaram em consideração padrões mais humanizados de acolhimento dos alunos.