Usiminas inicia nova pesquisa com a comunidade

Segundo informou o Secretário de Educação da Prefeitura de Ipatinga, prof. Sérgio Mendes, as aulas retornarão no dia 22 de fevereiro
Secretaria de Educação de Ipatinga define calendário do ano letivo
21 de janeiro de 2021
Ley do Trânsito (PSD) é o novo líder de governo
Governo escolhe novo líder na Câmara de Ipatinga
21 de janeiro de 2021

Usiminas inicia nova pesquisa com a comunidade

A Central de Monitoramento Ambiental da Usiminas - Foto: Elvira Nascimento

A Central de Monitoramento Ambiental da Usiminas - Foto: Elvira Nascimento

A Usiminas começou nesta quinta-feira, 21/1, a terceira rodada da pesquisa de percepção dos moradores de Ipatinga em relação à qualidade de vida e temas ambientais, em especial, o material particulado. O estudo é parte do compromisso formal assumido pela companhia junto à comunidade e ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em 2019.

A empresa responsável pelo trabalho é a CP2 Pesquisas e o levantamento será feito por telefone, em razão das medidas de proteção contra a Covid-19. Serão ouvidos moradores de 12 bairros localizados próximo à Usina de Ipatinga.

Ação continuada

No último mês de dezembro, a Usiminas e o MPMG definiram as metas de redução da deposição do material particulado originário da Usiminas. O índice ficou entre 25% e 35%, dependendo do bairro. A companhia se comprometeu, ainda, a ampliar a rede de monitoramento para mais três bairros – Bela Vista, Horto e Iguaçu – totalizado nove pontos de medição.

Antes mesmo da definição das metas, a Usiminas já vinha investindo em uma série de ações para reduzir a emissão e dispersão de partículas sedimentáveis em sua operação, como, por exemplo, o uso de canhões de névoa, a revitalização do cinturão verde a aplicação de polímeros sobre as pilhas de matérias primas. A companhia também inaugurou uma rede interna de monitoramento com tecnologia de ponta e uma central de monitoramento, que acompanha em tempo real toda a operação da Usina.