Felinos ameaçados de extinção são abrigados em áreas da CENIBRA

Mudanças são incluídas no Código de Direito Canônico - Foto: Reuters
Em novo decreto, papa autoriza mais funções para mulheres na Igreja
11 de janeiro de 2021
Secretaria Municipal de Planejamento propõe as primeiras ações para redução de gastos
Prefeitura de Ipatinga traça plano para redução de gastos no serviço público
12 de janeiro de 2021

Felinos ameaçados de extinção são abrigados em áreas da CENIBRA

Onça-parda registrada em área da CENIBRA -Foto: Roney Assis Souza/CENIBRA

Onça-parda registrada em área da CENIBRA -Foto: Roney Assis Souza/CENIBRA

Desenvolvido desde o ano 2003, o programa de monitoramento da fauna realizado pela CENIBRA já possibilitou até o momento o registro de 69 espécies de mamíferos presentes nas áreas da Empresa. Deste total, destaca-se o registro de sete espécies de felinos: gato-do-mato (Leopardus tigrinus), gato do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), jaguatirica (Leopardus pardalis), gato-maracajá (Leopardus wiedii), gato-mourisco (Puma yagouaroundi), onça-parda (Puma concolor) e onça-pintada (Panthera onca). Todas as sete espécies registradas estão presentes em listas oficiais de animais ameaçados de extinção e sua presença nas áreas da CENIBRA é favorecida pelo bom manejo florestal praticado pela Empresa.

A onça-parda, também conhecida no Brasil como suçuarana, é a espécie de felino com maior frequência de registros nas áreas da CENIBRA. Considerada o segundo maior felino nativo das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada, essa espécie habita praticamente todo o território nacional e está ameaçada de extinção, tanto em nível estadual quanto nacional.

A onça-parda é um animal solitário, com o pico de sua atividade no crepúsculo ou à noite, descansando no resto do dia. Vive em média, entre 7,5 e 9 anos de idade, e sua área de vida pode variar de 50 a 1000 km², com machos sendo territoriais e possuindo grandes áreas, se sobrepondo às várias fêmeas.

Atualmente, têm sido cada vez mais frequentes relatos de aproximação deste animal com o homem. É comum em noticiários ver matérias sobre aparecimento de onças- pardas em áreas urbanas, sítios e fazendas. Embora sejam animais que despertam medo nas pessoas, no Brasil não se tem registro de ataque de onça-parda a humanos.

As onças são animais considerados indicadores de qualidade ambiental, pelo fato de estarem no topo da cadeia alimentar e necessitarem de grandes áreas preservadas para sobreviver. A ocorrência desses felinos em uma região indica que ela ainda oferece boas condições que permitam a sua sobrevivência. A caça ilegal de animais silvestres, o desmatamento e os incêndios florestais são as principais causas da diminuição da população de onças no Brasil. Reduzir essas ameaças é fundamental para garantir a sobrevivência dos felinos e a integridade dos ecossistemas”, avalia Edson Valgas, biólogo e especialista do Departamento de Meio Ambiente e Qualidade da CENIBRA.