

O diretor executivo do Projeto Ajudôu Júlio Lana Jaques e Cláudio Gualberto da prefeitura de Timóteo
O diretor executivo da organização da sociedade civil (OSC) Ajudôu, Júlio César Lana Jaques, comemorou o reconhecimento do Programa Voa 2020, da Ambev. “Essa premiação consolida o trabalho que estamos desenvolvendo há 25 anos e que nasceu aqui em Timóteo”.
Esta foi a quarta edição do programa que contou com a inscrição de 400 organizações da sociedade civil de todo o país. Destas, foram selecionadas 94 iniciativas e apenas seis chegaram à final que premiou a Associação Ajudôu e outra entidade de Recife. Além da premiação em dinheiro, os integrantes da Associação Ajudôu participaram de uma mentoria ao longo de 10 meses.
Segundo Júlio Lana o tema apresentado pela organização timoteense foi “Captação de recursos” com o foco na diversificação de recursos e patrocínios, um dos gargalos na vida das organizações sociais em todo o território nacional. Júlio explica que o fato de a entidade ter investido em comunicação digital ampliou a sua capacidade e visibilidade.
Na pandemia a entidade teve que se reinventar, por causa da suspensão das aulas. “Como o projeto funciona basicamente dentro das escolas, durante pandemia desenvolvemos a campanha ‘Ajudôu x Coronavírus’ para arrecadar mantimentos e distribuir às famílias de alunos de maior vulnerabilidade social”, conta o diretor da entidade, acrescentado que a iniciativa foi exitosa ao levantar junto às empresas 1,5 ml cestas básicas e outros mil cartões alimentação. A entidade também inovou ao disponibilizar vídeo-aulas que se tornaram sucesso entre os alunos.
Validação
A certificação pela Ambev, na opinião do idealizador e diretor do Ajudou, serve como uma validação da organização em nível nacional. “Considero que essa premiação foi dada à cidade de Timóteo onde tudo começou. Esse reconhecimento, com certeza, vai motivar ainda mais a equipe a continuar trabalhando com afinco”, pontuou Júlio.
Ele conta que as expectativas no início de 2020 eram muito positivas, com uma perspectiva de crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Em 2019 a Associação Ajudôu fechou a temporada com oito projetos em andamento, 3,5 mil crianças atendidas em 22 cidades mineiras. Com a crise da Covid-19, num primeiro momento a perspectiva de otimismo se transformou em apreensão para, em seguida, se transformar em euforia após a mentoria com o pessoal da Ambev onde foi possível fazer contato com gente do país inteiro. “Ao encerrarmos o ano de 2020 o balanço não poderia ter sido melhor. Ampliamos a nossa atuação para 18 projetos, com atendimento de 7 mil alunos em 40 cidades nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e São Paulo gerando mais de 80 novos postos de trabalho”, destacou o diretor executivo do ajudou.
O projeto Ajudôu conta com o apoio da Prefeitura de Timóteo no desenvolvimento das suas atividades para mais de 600 alunos em seis escolas municipais, além da APAE.
Vereadores da Comissão se reúnem com profissionais da Secretária de Educação da Prefeitura de Timóteo