Aperam comemora 76 anos com avanços significativos

Certificação assegura qualidade dos processos da CENIBRA
CENIBRA alcança êxito em processo de recertificação de ISO 9001:2015
30 de outubro de 2020
No próximo domingo (1), grupo de seresta se apresenta por meio das redes sociais da Aperam no Brasil
Grupo Grãos de Sonhos promete emocionar em apresentação online
30 de outubro de 2020

Aperam comemora 76 anos com avanços significativos

Mesmo com a pandemia, a Aperam registrou grandes avanços e bateu importantes recordes na área de produção e segurança - Foto: Elvira Nascimento

Mesmo com a pandemia, a Aperam registrou grandes avanços e bateu importantes recordes na área de produção e segurança - Foto: Elvira Nascimento

Em 31 de outubro de 1944, uma das principais siderúrgicas do Brasil se instalava no município de Timóteo. Hoje, completando 76 anos, a Aperam segue se destacando no mercado como líder na produção de aços planos especiais, pela sua inovação, qualidade dos produtos e práticas sustentáveis. Superando desafios e sempre um passo à frente em busca de novas soluções, a Empresa comemora a data juntamente com outras importantes conquistas alcançadas neste ano.

Mesmo com o forte impacto gerado pela pandemia no mercado siderúrgico nacional, a Aperam conservou seu histórico de solidez, mantendo seu processo ativo, sem cortes de empregados ou interrupção de seus processos contínuos de produção. Olhando de dentro para fora, a Empresa venceu mais este desafio e superou relevantes índices em segurança, alcançou importantes conquistas em inovação e qualidade do ambiente de trabalho, além de fechar novos negócios e ampliar parcerias comerciais.

Para Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam, a longa jornada e experiência da empresa ao longo de 76 anos de trabalho moldaram a resiliência e capacidade de adaptação da empresa. “Apesar dos grandes desafios que enfrentamos, juntamente com todas as empresas do Brasil, neste ano, soubemos nos reinventar e isso mostra que a Aperam chegou aos 76 anos ainda mais forte e ativa, investindo em novos produtos e soluções, cuidando do nosso maior bem, que são os nossos empregados, e ampliando índices internos relevantes. Que venham muitos outros anos para seguirmos escrevendo essa história de sucesso”, ressalta Ayres Lima.

Olhar inovador

Guiada pela inovação e alinhada aos avanços da indústria 4.0 no país, a Aperam investe em iniciativas internas, por meio de seu Centro de Pesquisas, e também externas em iniciativas de inovação aberta. Dentro dos muros, as equipes de pesquisa e desenvolvimento da Empresa lançaram neste último ano o aço inox Endur 300. O produto foi um dos importantes marcos para a história da Aperam, pois trata-se de uma criação 100% brasileira e exclusiva no mundo. O Endur 300 é um aço inox de alta resistência mecânica, à corrosão e desgaste, que garante maior durabilidade aos equipamentos sendo uma solução ideal para os segmentos de mineração, agronegócio e construção, por exemplo. Entre os produtos construídos com o Endur 300 estão a betoneira ultraleve, caminhões de lixo, vagões de carga e carrocerias de caminhões.

Outro passo importante foi a busca ativa pela inovação aberta, por meio do mapeamento de soluções criadas por startups em todo o Brasil. A empresa vem desde o mês de março, por meio de uma equipe multidisciplinar, buscando ativamente no mercado startups com projetos que estejam em linha com suas atividades para que suas soluções possam ser testadas e aplicadas aos processos da Aperam, com baixo custo e alta eficiência. Atualmente há 15 iniciativas inovadoras em processo dentro da Aperam, contemplando áreas como suprimentos, qualidade, manutenção, financeiro, logística, utilidades, comunicação, saúde e segurança. Dessas, uma solução já em pleno funcionamento, outras três estão sendo testadas junto às áreas e cinco estão em desenvolvimento interno junto aos empreendedores.

A Aperam estimula constantemente suas equipes para que mantenham o olhar voltado para novas oportunidades e soluções e essa mudança de mindset foi fundamental para alcançar um recorde histórico que soma eficiência e sustentabilidade. Utilizando exclusivamente em seu processo de produção o carvão vegetal, oriundo das florestas renováveis de eucalipto plantadas pela Aperam BioEnergia no Vale do Jequitinhonha e certificadas pela Forest Stewardship Council® (FSC® C084330), a Empresa vem investindo no aperfeiçoamento contínuo do processo e alcançou, recentemente, no Alto-Forno 2, nível de produção superior ao de fornos que usam coque (subproduto do carvão mineral) como principal combustível. As equipes bateram sete recordes de produção consecutivos com o uso de carvão vegetal e o bom desempenho da unidade, que contribui para ampliar a competitividade da empresa, foi ressaltado globalmente. O combustível vegetal permite a produção de aços especiais utilizando energia limpa e 100% sustentável. A Aperam é a única produtora de aços planos especiais no mundo que utiliza exclusivamente carvão vegetal em seu processo produtivo e por isso seus produtos levam o selo Aço Verde Aperam.

Foco nos empregados

Além de uma importante geradora de empregos e renda na região do Vale do Aço, onde mantém sua usina, e também no Vale do Jequitinhonha, onde atua com a Aperam BioEnergia, a empresa se destaca pela forte cultura de valorização de seus empregados e a manutenção de um ambiente de trabalho próspero e de qualidade. Com investimento anual de cerca de R$20 milhões em segurança do trabalho, a Aperam reforçou neste ano seu compromisso com o Zero Acidente, após alcançar recentemente os marcos de 16 anos sem acidentes no Alto Forno 1 e também 10 anos sem acidentes na área de Laminação a Quente. Índices que reforçam a importância e poder do trabalho em equipe.

A preocupação com a saúde e bem estar organizacional também evolui ano a ano, junto com a experiência da Empresa, e se refletiu este ano na recente certificação recebida, via Fundação Instituto de Administração (FIA). A “Certificação de Qualidade do Ambiente de Trabalho” foi conquistada pela Aperam por meio da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx) e tem como objetivo identificar as organizações que geram as melhores experiências para seus colaboradores.