CENIBRA lança campanha anual contra incêndios florestais

Número de recuperados já soma mais de 2,7 milhões - Foto: Agência Brasil
Brasil registra 3,6 milhões de casos de covid-19 e 114,7 mil mortes
24 de agosto de 2020
carteira_de_trabalho_1
Minas mantém criação de empregos e abre 15,8 mil postos de trabalho em julho
25 de agosto de 2020

CENIBRA lança campanha anual contra incêndios florestais

Impressão

Quando o assunto é prevenir as queimadas, de que lado você está? É o que pergunta a campanha de prevenção a incêndios florestais da CENIBRA, que neste ano terá como tema: “Quando o fogo está por todos os lados, a vida fica sem saída.” Além dos prejuízos à fauna, à flora e ao solo, os incêndios florestais trazem graves problemas sociais, econômicos e de saúde pública. Quanto mais incêndios, mais poluição do ar, mais erosão do solo, mais nascentes secando, mais doenças, menos alimentos e água pura, menos biodiversidade e menos beleza no planeta.

A campanha mobilizará as comunidades da área de atuação da Empresa por meio de encontros, treinamentos e propagandas em rádios, TVs, jornais e portais e promoverá a conscientização e a mudança de comportamento da população quanto à necessidade de evitar queimadas.

Para reduzir os impactos ambientais das queimadas, a CENIBRA atua em duas linhas: prevenção e combate. Por isso, investe continuamente em um sistema que adota técnicas e recursos que maximizam a eficiência e incorporam permanentemente novas estratégias de redução da ocorrência de queimadas, responsáveis por provocarem danos ao patrimônio florestal e ecológico da Empresa e de toda a região.

A prioridade do sistema é voltada para as ações preventivas e todo o trabalho é realizado pela integração dos esforços dos setores técnicos, operacionais e administrativos da Empresa.

Durante os meses de junho a outubro, quando o clima seco favorece a propagação de incêndios florestais, as medidas de prevenção são intensificadas. A CENIBRA possui um Grupo de Trabalho de Incêndios Florestais, que tem como objetivo identificar e apoiar a implementação de ações que minimizam a ocorrência de incêndios florestais.

Entre as ações estão: elaboração do Plano de Ação, com estratégias de prevenção e combate em nível regional; mapeamento de pontos críticos, baseado no histórico de ocorrência de incêndios e pontos com baixo sinal de cobertura do sistema de radiocomunicação e videomonitoramento; manutenção de aceiros e estradas, a qual é realizada anualmente antes do período crítico de incêndio para dar agilidade e segurança ao deslocamento nas áreas onde há as ocorrências.

A Central de Monitoramento funciona 24 horas por dia e possui diversas câmeras de longo e curto alcance e um sistema moderno de detecção automática de fumaça. Além de identificar e localizar focos de incêndios, a Central também protege o patrimônio e as áreas de reserva e de preservação permanente de alto valor de conservação.

Uma equipe especializada faz a vigilância constante das áreas, principalmente em pontos mais críticos, onde a probabilidade de ocorrências é maior, a fim de monitorar e identificar situações de risco. O treinamento das equipes sobre estratégias de prevenção, técnicas de combate, utilização de ferramentas e equipamentos e medidas de segurança é realizado anualmente, e as regionais fazem simulados de incêndio para testar a eficiência do sistema de prevenção e combate e identificar oportunidades de melhoria.

A CENIBRA ainda conta com uma frota de caminhões-pipa e kits de combate rápido, distribuídos em pontos estratégicos de todas as regiões de atuação para atendimento às ocorrências. A Empresa também busca constantemente a inovação e faz teste de novos equipamentos de combate a incêndio, com o objetivo de garantir maior agilidade e eficiência na extinção do foco.

Áreas vizinha
Cerca de 20% das ocorrências de incêndio atendidas pela CENIBRA são oriundas de focos fora da área de atuação da Empresa. Por isso, é feito o combate preventivo de incêndios em áreas vizinhas, que tem por finalidade reduzir o risco de propagação do fogo para as áreas próprias e minimizar os impactos ambientais.

Os comentários estão encerrados.