Usiminas inicia nova pesquisa com a comunidade de Ipatinga

Segundo Ericka Menegaz, gerente corporativa de Inovação da Usiminas, a iniciativa da empresa visa conectar com ecossistemas de startups brasileiros, soluções tecnológicas, de produtividade e novos modelos de negócio
Usiminas será Indústria Madrinha do FIEMG Lab 4.0
24 de julho de 2020
Os vídeos fazem parte dos esforços da CENIBRA na manutenção de um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos.
CENIBRA investe no combate à discriminação de pacientes da Covid-19
28 de julho de 2020

Usiminas inicia nova pesquisa com a comunidade de Ipatinga

Cinturão verde 3

A Usiminas inicia nesta quarta-feira, dia 29, uma nova rodada de pesquisa junto a moradores de 12 bairros do entorno da Usina de Ipatinga. Em função da pandemia da Covid-19, a iniciativa realizada pela CP2 Pesquisa, de Belo Horizonte, será feita por telefone e não presencialmente. O objetivo é avaliar a percepção da comunidade sobre questões ambientais e relativas ao material particulado, o chamado pó preto.

A iniciativa faz parte do compromisso formal assumido pela Usiminas com a comunidade e o Ministério Público, em outubro do ano passado, de adotar medidas que possam minimizar, ainda mais, os impactos ambientais relacionados às operações industriais.

Iniciativas
Além das pesquisas de percepção da comunidade, a companhia iniciou, no mês de março, o monitoramento do material particulado. Também foram instalados canhões de névoa em diferentes pontos da Usina e reforçados os trabalhos de varrição mecânica e umectação das vias internas.

A Usiminas iniciou, ainda, a revitalização do cinturão verde ao redor da Usina e também está aplicando polímeros nas vias internas e sobre as pilhas de matérias primas. O polímero forma uma espécie de filme evitando o arraste dos materiais pela ação dos ventos.