CENIBRA disponibiliza Plano de Manejo Florestal de 2020

Alimentos serão distribuídos por meio dos CRAS
DJ Brinks entrega 1 tonelada de alimentos à prefeitura para profissionais da área de cultura
A UPA tem capacidade de atender até 250 pacientes por dia com leitos adulto e pediátrico
UPA 24 horas aumenta atendimento à saúde de Cel. Fabriciano

CENIBRA disponibiliza Plano de Manejo Florestal de 2020

Floresta cocais Cenibra (1)

A CENIBRA disponibilizou o resumo público do Plano de Manejo Florestal de 2020, documento que tem o objetivo de demonstrar e evidenciar, para as partes interessadas, os aspectos considerados para garantir a sustentabilidade da produção florestal, assegurar as inter-relações de planejamento de curto, médio e longo prazos e promover o abastecimento contínuo de madeira para a Unidade Industrial.

O Plano descreve claramente os objetivos, as responsabilidades, os recursos disponíveis e as estratégias para a adoção de práticas para um manejo florestal responsável e considera, em seu escopo, o uso consciente dos recursos naturais e aspectos de sustentabilidade econômica e social do empreendimento florestal.

As florestas da CENIBRA são manejadas e monitoradas com foco na produtividade, proteção ambiental e na segurança dos colaboradores e das comunidades onde está inserida. O manejo florestal da Empresa contribui para: proteger e conservar a fauna e a flora locais; gerar empregos diretos e indiretos na região; desenvolver o comércio local e de prestadores de serviço na região de atuação; engajar-se com comunidades e partes interessadas.

A CENIBRA está situada na área de abrangência da Mata Atlântica e adota medidas para conviver harmoniosamente com este bioma, como o manejo da paisagem em mosaico e corredores ecológicos que interligam fragmentos de mata nativa, possibilitando o fluxo gênico das espécies e conciliando a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico na região onde atua. Essas estratégias são validadas por meio de monitoramentos ambientais da fauna, flora e dos recursos hídricos que são realizados periodicamente.

Para baixar o documento, acesse o site da Empresa, no link a seguir: https://www.cenibra.com.br/plano-de-manejo-florestal/.

Certificações
A produção da CENIBRA é direcionada principalmente ao mercado externo, atendendo principalmente ao Japão, Estados Unidos, países da Europa, América Latina e Ásia.

Para atender ao cliente do setor de celulose e papel com matéria-prima oriunda de atividade florestal sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental e da saúde e da segurança do trabalho, a CENIBRA utiliza os sistemas de gestão ISO 9001 e ISO 14.001. A Empresa também obteve em 2005 as certificações do Forest Stewardship Council® (FSC®) e do Programa Nacional de Certificação Florestal (Cerflor), que são certificações distintas com princípios e critérios próprios, com objetivo de garantir que o produto CENIBRA é originado de florestas onde se pratica o manejo florestal sustentável, com responsabilidade socioambiental.

A CENIBRA maneja uma área total de 253.600 hectares, em 54 municípios. Cerca de 98% desta área compõe o escopo da certificação, incluindo as áreas de plantios, de infraestrutura e mais de 100 mil hectares de vegetação nativa. Independentemente da certificação, as práticas do manejo florestal responsável seguem o mesmo padrão em todo o território da Empresa.