APERAM doa aço inox para laboratório de testagem de COVID-19

O quadro de casos confirmados de moradores que testaram positivo para Covid-19 subiu para 145 nesta sexta-feira
Quarto óbito por coronavírus registrado em Timóteo
19 de junho de 2020
corona
Ipatinga registra o 24° óbito em decorrência da Covid-19
19 de junho de 2020

APERAM doa aço inox para laboratório de testagem de COVID-19

Metal foi usado para revestir as bancadas do espaço, garantindo a assepsia e mais segurança aos procedimentos laboratoriais

Metal foi usado para revestir as bancadas do espaço, garantindo a assepsia e mais segurança aos procedimentos laboratoriais

Na próxima segunda-feira, dia 22, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inaugura um Laboratório Municipal de Biologia Molecular exclusivo para testes de Covid-19, peça fundamental para a ampliação da rede de diagnóstico e de controle da doença na capital mineira. O projeto foi viabilizado através de parceria público-privada com a ArcelorMittal e a Aperam South America, que doaram recursos e matéria-prima para a estruturação do espaço.

Através do projeto Aperam Bem Maior, que vem liderando e apoiando iniciativas para minimizar os impactos do coronavírus nas regiões de atuação da empresa, foi doada pela Aperam a quantidade de 1,2 tonelada de aço inox de alta qualidade para revestimento das superfícies (bancadas) do laboratório, que tem cerca de 120 m². O material é essencial para garantir a assepsia correta do ambiente, permitindo que as equipes trabalhem com segurança, seguindo todas as normas de saúde e de manipulação de materiais genéticos.

Para Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam, a ajuda vai além do produto em si, mas traduz a dedicação da empresa e seus empregados para fazerem a diferença em meio a pandemia. “Temos atuado em diversas frentes solidárias nesse momento e o apoio na construção de algo que irá ajudar ativamente, e de forma efetiva, no combate ao vírus, através de uma ampliação da testagem molecular do vírus, é especial. Muito além do aço inoxidável, estamos doando segurança e acreditando na importância da ciência para vencermos esse momento desafiador” ressalta Ayres Lima.

Testagem ampliada
O espaço, escolhido pela PBH, foi reformado pela ArcelorMittal e equipado para as análises laboratoriais. Neste primeiro momento, o laboratório realizará 320 testes diários, totalizando cerca de 1,5 mil testes/mês, podendo ser ampliado de forma gradativa. Serão oito profissionais da área da saúde no atendimento aos pacientes e o espaço terá funcionamento de segunda à sexta das 7h às 19h. Além de ampliar a oferta de exames na capital, o laboratório ajudará a diminuir o tempo de espera para o diagnóstico da doença. No local serão analisados os testes do tipo RT-PCR, efetivo para identificação do vírus na fase inicial da doença.

Além de processar os exames de residentes de Belo Horizonte, a unidade também será responsável por realizar as etapas iniciais do RT-PCR para outros laboratórios que compõem a rede estadual conveniada da Fundação Ezequiel Dias (Funed). A realização dos exames na rede municipal reduzirá significativamente a demanda do laboratório da Funed, que até o momento, processa os testes diagnósticos do coronavírus para todos os serviços públicos de Minas Gerais.

Sobre o Aperam Bem Maior
Criado pela Aperam, juntamente com a Fundação Aperam Acesita, o projeto atua em frentes distintas, contribuindo com a arrecadação de recursos para ajudar no atendimento das necessidades emergenciais da comunidade, ações voluntárias, geração e disponibilização de conteúdo cultural para o público e outras ações internas que motivem a solidariedade. Os esforços serão direcionados ao atendimento de instituições de saúde, sociais, e até mesmo de empregados da empresa e seus familiares. O objetivo é criar regionalmente uma corrente do bem, buscando formas para amenizar as dificuldades causadas pelo Coronavírus (Covid-19), estimulando internamente os empregados, assim como outros membros da comunidade, a contribuírem com aquilo que estiver ao alcance.