Comércio de Ipatinga abrirá com restrições de dias

Previsão é de redução por dois meses; texto será enviado ao Senado - Foto: Maryanna Oliveira - Câmara dos Deputados
Câmara aprova MP que reduz pela metade contribuições ao Sistema S
16 de junho de 2020
EDITORIAL LOGO.cdr
Não estão todos no mesmo barco, é preciso um pouco mais da classe política
18 de junho de 2020

Comércio de Ipatinga abrirá com restrições de dias

Comitê Gestor determina que estabelecimentos de segmentos não essenciais deverão funcionar em três dias, na próxima semana

Comitê Gestor determina que estabelecimentos de segmentos não essenciais deverão funcionar em três dias, na próxima semana

A partir desta sexta-feira (19), os setores do comércio de Ipatinga considerados não essenciais e que atendiam apenas em sistema de delivery poderão voltar a funcionar, mas somente em três dias na semana e respeitando protocolos sanitários de prevenção contra o coronavírus. Na semana que vem, o atendimento ao público se restringirá à segunda, quarta e sexta-feira, com horário de 8h às 18h. Na terça e quinta-feira, a opção de vendas é apenas em delivery.

A deliberação foi tomada no fim da tarde desta terça-feira (16), pelo Comitê Gestor de Crise, em encontro na sala de reuniões do Executivo para avaliar a situação da pandemia no município e região. A decisão de alternar os dias de funcionamento dos segmentos que vinham se mantendo fechados nos últimos dias é uma medida paliativa para amenizar os impactos na economia local, sem, contudo, desconsiderar a gravidade do quadro da doença.

“Ainda não temos o conforto de retomar o comércio de forma geral. Os atuais números epidemiológicos, com alto nível de ocupação dos leitos de UTI, não nos permitem ser mais condescendentes. Essa decisão representa a busca do equilíbrio entre as saúdes física e financeira. Sabemos o que os comerciantes estão passando, compreendemos as dificuldades, mas temos que ponderar e acompanhar semanalmente os números”, disse o prefeito durante a reunião.

Números
O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (16) mostra que 912 pessoas já foram contaminadas pela Covid-19 na cidade, sendo que deste total 21 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença. Os números de infectados em ascensão estão relacionados também com o aumento das testagens, sendo que também as grandes empresas realizam exames em seus funcionários como medida preventiva. O principal gargalo, no entanto, são os leitos de UTI Covid SUS, que já apresentam 100% de taxa de ocupação. Apesar disso, o avanço de casos positivos de Covid-19 na cidade apresenta índice em declínio, saindo de 1,37% na semana passada para 1,05% nesta semana. A medição é feita de domingo a sábado, conforme orientação do Ministério da Saúde.

“Graças a Deus ainda não houve casos de desassistência, mas se não tivermos um cuidado especial podemos chegar a este extremo. Então, é uma situação que muito nos preocupa. Nós tivemos também uma queda nos números de internação de casos confirmados, para 1,17%. São índices que não nos fazem pensar que o problema esteja resolvido, mas não deixam de ser percentuais importantes nas tomadas de decisão”, frisou o prefeito.

Testes e respiradores
O município de Ipatinga tem realizado de 30 a 40 testes rápidos diários e, para esta quinta-feira (18), está prevista a chegada de mais 10 mil kits.

Os exames serão realizados de forma aleatória entre moradores, mas priorizando os bairros que estatisticamente têm apresentado o maior número de casos positivos. Outros grupos a serem priorizados são as forças de segurança e famílias onde ocorreram casos de óbito.

Nesta quarta-feira (17), haverá a licitação, por meio de pregão eletrônico, para aquisição de dez respiradores mecânicos. “Ainda estamos esperando a chegada de outros 15 respiradores para a região do Vale do Aço, prometidos pelo Governo do Estado, com recursos da Samarco. Mas isso não resolve nosso problema. Estamos sem recursos humanos, uma dificuldade que, aliás, não é exclusivamente nossa. Não adianta abrirmos as UTI’s, se não temos profissionais”, explicou o prefeito.

Perfil dos casos graves
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a macrorregião composta por Ipatinga, Caratinga e Coronel Fabriciano soma aproximadamente 1.500 casos de Covid-19, sendo registrados 45 óbitos.

Outro dado importante citado na reunião é o perfil epidemiológico da ocupação de leitos. Na macrorregião, 50% dos pacientes hospitalizados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) têm acima de 60 anos, e 45% estão na faixa etária entre 30 e 59 anos. “Isso nos mostra que não são somente os idosos que estão sendo hospitalizados”, pontua Érica Dias, secretária de Saúde de Ipatinga.

Feiras livres
Em relação ao funcionamento das feiras livres, a decisão do Comitê Gestor da Crise de Ipatinga é que elas permaneçam funcionando rotativamente, com exceção de sábado e domingo, para evitar as aglomerações. Outras deliberações relacionadas com o setor serão analisadas em reuniões futuras.