Equipes da Saúde de Fabriciano visitam e acompanham idosos em casa

corona
Ipatinga registra mais dois óbitos e chaga a 11 por Coronavírus
8 de junho de 2020
O cadastro das vagas temporárias será online através do formulário disponível no site
Fundação São Francisco Xavier anuncia contratação de profissionais da saúde para atuar em suas unidades hospitalares
12 de junho de 2020

Equipes da Saúde de Fabriciano visitam e acompanham idosos em casa

Durante a visita aos idosos, os agentes também atualizam os dados e entregam os medicamentos de uso contínuo

Durante a visita aos idosos, os agentes também atualizam os dados e entregam os medicamentos de uso contínuo

A Prefeitura de Coronel Fabriciano intensificou uma série de visitas aos idosos do município para se certificar que todos estão guardando a quarentena, se estão em boas condições de saúde e se estão conscientes do perigo que o Coronavírus representa para eles.

A visita é feita pelos agentes comunitários de saúde em suas áreas geográficas de atuação. Da calçada mesmo, a pelo menos 2 metros de distância, o agente faz uma série de perguntas sobre a rotina da pessoa e termina entregando um folheto que contém informações sobre a prevenção à doença. Durante a visita aos idosos, os agentes também atualizam os dados e entregam os medicamentos de uso contínuo que o idoso recebe gratuitamente da prefeitura. Caso tenha alguma dúvida sobre o serviço de saúde para atendimento coronavírus, a informação é dada na hora.

A atenção direta com a população idosa foi estabelecida desde o começo das ações da Prefeitura na cidade. Assim que foi implantado o Comitê Gestor de Crise Covid-19, a administração municipal determinou a vacinação dos 17 mil idosos do município em casa e mandou fazer um selo para colar na porta de cada um. O adesivo alerta que naquele imóvel mora um idoso e sugere ao visitante adotar medidas preventivas a fim de proteger a saúde do morador.

PACIENTE CURADO DO COVID-19
A medida, aparentemente simples, levou segurança aos idosos e gerou impacto nos números. O município não tem pacientes idosos hospitalizados com Covid e nenhuma morte registrada até hoje. Nesta sexta-feira, 5, o primeiro paciente curado com alta hospitalar deixou o Hospital Dr. José Maria Morais sob aplausos e lágrimas. Vanderlei Vítor de Miranda estava internado desde o dia 27 de maio e dedicou à equipe médica do hospital sua cura.

ESTRUTURA PRONTA
Com muita cautela e ações pontuais, o município tem conseguido manter a doença sob controle, permitindo a reabertura do comércio mesmo que ainda com restrições. O município mantém uma central de teleorientação por whatsaap, que faz esclarecimentos sobre sintomas e oferece orientações, e uma unidade de referência para a primeira consulta e encaminhamento de casos suspeitos. Diante do atual cenário de contaminação comunitária do vírus, o recado principal para os idosos é que fiquem em casa e não saiam à rua sob nenhuma hipótese.