Timóteo estuda a retomada das aulas ainda no primeiro semestre

Prefeitura divulga cronograma de mutirão
Fabriciano promove mutirão contra arboviroses
24 de abril de 2020
Cerca de 12 mil candidatos já haviam se inscritos para o concurso na data anterior e podem solicitar a restituição da taxa de inscrição
Prefeitura de Timóteo ajusta decreto de flexibilização e libera funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes com ajustes
1 de maio de 2020

Timóteo estuda a retomada das aulas ainda no primeiro semestre

Projeções e estimativas elaboradas pela Secretaria de Educação apontam que é possível cumprir o ano letivo, como destaca Márcia Lessa, secretária de Educação

Projeções e estimativas elaboradas pela Secretaria de Educação apontam que é possível cumprir o ano letivo, como destaca Márcia Lessa, secretária de Educação

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está finalizando o planejamento para a retomada das aulas na rede municipal de ensino de Timóteo. Inicialmente a previsão é retomar as atividades presenciais a partir de 1º de junho, mas tudo está condicionado à evolução da pandemia por Covid-19.

A informação é da secretária municipal de Educação, Márcia Lessa, explicando que pelos estudos realizados e caso se confirme a estabilização e regressão do número de casos de contaminação pelo vírus, é possível cumprir o calendário letivo sem prejudicar a comunidade escolar.

Pelo planejamento, o ano letivo se estenderia até 8 de janeiro de 2021, com uma paralisação programada entre os dias 12 a 16 de outubro. Pela proposta, as férias escolares começariam em 11 de janeiro de 2021 e a retomada das atividades referentes ao calendário educacional de 2021 seria no dia 22 de fevereiro.

A secretária fez questão de reiterar que o planejamento é uma “previsão para o calendário escolar que leva em conta o comportamento da pandemia pela Covid-19, além das medidas discutidas e adotadas por recomendação do comitê de enfrentamento ao coronavírus de Timóteo e outras deliberações estaduais e federais”. “A prevenção à saúde nesse momento é a nossa prioridade. Acreditamos que a nossa prudência pode contribuir para evitar problemas maiores no futuro. O nosso compromisso é com a vida”, pontuou Márcia Lessa.

Bloco de Atividades

Pelo planejamento foram 25 dias de recesso escolar antecipados até o momento. A partir do dia 4 de maio os auxiliares de serviços gerais e os funcionários das secretarias escolares que fizerem jus entrarão em férias.

Já os professores e demais servidores permanecerão em casa nesse período. Os professores elaborarão sugestão de atividades que comporão um bloco organizado pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação, conforme o ano matriculado e a disciplina estudada pelo aluno. Estes blocos de atividades serão disponibilizados para os alunos em ambientes virtuais; para aqueles estudantes que não têm acesso à internet, esses blocos deverão ser retirados nas respectivas escolas a partir do dia 18 de maio, conforme organização de cada unidade de ensino para evitar aglomeração.

O calendário escolar vai atender às 800 horas/aula previstas para o ano letivo de 2020, incluindo atividades em pelo menos dois sábados letivos por mês. Caso a previsão de retorno às aulas se confirme, o calendário sugerido será apresentado à comunidade escolar para discussão e sugestões e, posteriormente, para aprovação do Conselho Municipal de Educação. Segundo Márcia Lessa, o Conselho Nacional de Educação, em parceria com outros órgãos, está trabalhando na elaboração de uma resolução normativa para regulamentar as principais ações no período pós-pandemia, o que também irá colaborar para as futuras organizações escolares.