Aperam paga PLR e negocia redução salarial e de tempo de trabalho

conceito
ACE e CDL de Timóteo lançam campanha para fortalecimento do comércio local
16 de abril de 2020
coronavirus
Ipatinga registra o sétimo caso de Covid-19
17 de abril de 2020

Aperam paga PLR e negocia redução salarial e de tempo de trabalho

Aperam

A crise provocada pelo novo coronavírus está exigindo readequações em vários seguimentos do mercado. Os impactos são os mais variados, em Timóteo, assim como no resto do país e do mundo, o clima é de apreensão.

Nesse contexto, um fato trouxe um pouco de esperança ao comércio local, a injeção de R$ 14 milhões fruto do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aos funcionários da Aperam South América.

O comércio da cidade foi parcialmente reaberto dias antes dessa PLR. Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Timóteo Heine Quintão, a expectativa é que boa parte desses recursos seja investido no comercio local.

“Sabíamos desse valor que seria pago pela Aperam, e considerávamos importante a reabertura do comércio antes dessa liberação. Ainda está difícil mensurar o impacto, mas com certeza vai agregar ao comércio. Essa PLR é um alento para os empresários de maneira em geral. Mesmo que esse dinheiro não tenha sido gasto ainda, ele está nas mãos das pessoas de Timóteo, e paulatinamente serão investidos aqui, mesmo porque ninguém está pensando em viajar nesse momento,” destaca Heine.

Redução de carga horária e salário
Para tentar mitigar um pouco os impactos provocados pela pandemia, a Aperam adotou medidas de segurança e colocou muitos dos seus funcionários para trabalhar no sistema de home office. Outras medidas estão em andamento, como a negociação para redução de jornada de trabalho, assim como salarial de 25% dos vencimentos, como explicou a empresa em nota enviada a redação do Jornal O Informante.

“A Aperam South América confirma que está em negociação com o Metasita (Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano) para adotar a redução temporária de 25% na jornada de trabalho de aproximadamente 500 empregados. Trata-se de uma medida emergencial e excepcional que poderá ter a duração de até 3 meses, garantida pela Medida Provisória 936 de 2020, adotada pela Empresa em função dos impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus. A decisão visa a preservação dos empregos, bem como garantir a sustentabilidade do negócio após atravessarmos esse período de crise”, finaliza a nota.