Um novo caso positivo para Covid-19, transmissor do novo coronavírus, foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde à Vigilância Epidemiológica de Timóteo nesta segunda-feira (6). Com isso sobe para quatro, o número de moradores que deram positivo para o vírus. Os casos anteriores a esse já passaram pelo período de quarentena e apresentaram melhoras.
Trata-se de uma paciente do sexo feminino, com 60 anos de idade, que chegou de um cruzeiro pela Costa brasileira no dia 17 de março. A paciente foi visitada pela equipe do Covid-19 da Vigilância Epidemiológica em 2 de abril, quando foi coletada amostra e encaminhada a FUNED no dia 3/3. Ela já havia realizado anteriormente coleta para teste pelo seu plano de saúde.
Os primeiros sinais na paciente de Timóteo ocorreram há 14 dias com prostração, tosse seca persistente e episódio de febre baixa no início do quadro. A paciente disse ter ficado em quarentena domiciliar desde a sua chegada ao Município.
Seu esposo – que não viajou com ela – apresentou os sintomas em 22 de março com relato de febre, prostração, mialgia e tosse seca leve. Ambos tiveram amenizado o quadro descrito de forma progressiva com o passar dos dias. Em ambos os casos foi feita coleta de Swab de nasofaringe e enviado a Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte.
Outros casos
Nos outros dois últimos casos confirmados no dia 05, os pacientes são do sexo masculino, ambos possuem 41 anos, e retornaram de viagem à Europa com um grupo de 11 pessoas. Eles sentiram os primeiros sintomas em Belo Horizonte no dia 15 de março, quando procuraram atendimento particular. Foram coletadas amostras swab nasofaringe RT PCR, cujos testes resultaram positivo para Covid-19. O material foi colhido e analisado pelo laboratório Hermes Pardini.
Óbito
O município ainda espera pela confirmação ou não de um óbito pelo coronavírus. A possível vítima é O.F de 70 anos, que aparentemente teria procurado a UPA com a situação em maior gravidade. Segundo familiares ele apresentou durante a semana quadro de prostração, falta de ar e sintomas gripais, porém, não procuraram atendimento.
O levantamento atualizado pelo Município é o seguinte: 360 casos suspeitos, 34 descartados, 04 confirmados e 01 óbito sob investigação.