Chuva de 60 mm desencadeia nova operação emergencial em Ipatinga

Queijo_Minas_Artesanal_-_Divulgação_Seapa_(3) (1)
Produtores mineiros de queijo artesanal ganham força com criação de associação estadual
11 de março de 2020
coronavirus-4810201_1280 (1)
Casos confirmados de coronavírus no Brasil sobem para 52
11 de março de 2020

Chuva de 60 mm desencadeia nova operação emergencial em Ipatinga

{D5B4CCC5-BEE6-A2D4-1D83-8A40D6AA1B2D} (1)

Servidores de diversas secretarias municipais, com o apoio também de empresas prestadoras de serviços, trabalharam intensivamente e com agilidade, desde as primeiras horas desta quarta-feira (11), em ações corretivas e preventivas em toda a cidade, visando solucionar problemas causados pela forte chuva que caiu sobre Ipatinga no final da noite de terça-feira (10).

Segundo dados da Defesa Civil, o temporal que durou aproximadamente 1h30m representou uma precipitação pluviométrica de mais de 60 milímetros. Alagamentos foram provocados pelo carreamento de lama e lixo para bocas de lobo.

Os bairros mais atingidos pela chuva foram o Bethânia, Canaã, Canaãzinho, Caravelas, Cidade Nobre e Veneza. Equipes percorreram logo cedo as áreas mais críticas atingidas pela tempestade, buscando identificar também as causas dos problemas ocorridos.

Na avenida Getúlio Vargas, no Caravelas, além de sacolas foram encontrados objetos como placas de trânsito, tênis e panos dificultando a passagem da água por algumas grelhas.  Os bueiros, que foram alvo de trabalho preventivo, não se encontravam entupidos. É importante lembrar que no ano passado foi realizada a limpeza de mais de 4.000 bocas de lobo em todo o município, além de serem mantidas as galerias completamente livres de matos e entulhos, objetivando facilitar a drenagem das águas.

A Administração municipal continua apelando à colaboração da população para procurar descartar corretamente o lixo doméstico e comercial. De qualquer forma, estão sendo checados todos os pontos onde se verificaram os problemas mais graves, para evitar que uma nova chuva volte a gerar transtornos. O dado positivo é que, felizmente, não houve nenhum caso de desabrigo ou desalojamento de famílias.

O governo municipal mantém um plantão de monitoramento de encostas, vistoriando também as obras de muros de arrimo que já estão sendo construídos na cidade para proteger áreas de risco. Problemas históricos estão sendo solucionados com estas obras. O programa Nova Ipatinga, já em andamento, prevê a construção de cerca de 170 muros de arrimo.

As principais ações da Prefeitura, na manhã desta quarta-feira, se concentraram na limpeza e desobstrução de vias no Caravelas; avenida Gerasa, próximo ao Residencial Ayrton Senna; avenida Maanaim, região do Parque das Cachoeiras e ponte de acesso ao Barra Alegre, BR-381 próximo à estação ferroviária e rua Hebreus, no Canaãzinho. Foi executada também a retirada de árvores que tombaram sobre a pista, em alguns trechos. Outros locais que registraram concentração de lama também estão sendo atendidos. Os trabalhos desenvolvidos são realizados com a participação das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Obras Públicas (Semop) e Convivência e Segurança Cidadã (Sescon).