Visando a diversificação da economia, a criação de alternativas de desenvolvimento e a geração de novas oportunidades de ocupação para a mão de obra da cidade, técnicos da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) trabalham de forma célere na elaboração de projetos para viabilizar a ampliação do Distrito Industrial de Ipatinga. A expansão compreende uma área de mais 755 mil metros quadrados, que se pretende dividir em 267 lotes de 800 a 3 mil metros.
A área, próxima ao aeroporto, é estratégica e atende a uma das metas prioritárias do governo. Além de ter ligação direta com a BR-458, a facilitar o escoamento de produtos e abastecimento de matérias-primas, também é um prolongamento do Distrito Industrial I. Trata-se de uma importante expansão que significa novos avanços para o desenvolvimento da cidade. Os projetos estruturais e ambientais se encontram em fase avançada de elaboração.
Licenciamento
Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Núbia Fernandes, a Administração tomará todos os cuidados para garantir a proteção do meio ambiente durante a execução do projeto.
“Cabe ao Estado a liberação desse tipo de empreendimento. Estamos trabalhando com os estudos e em breve já iremos protocolar toda a documentação na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Importante salientar que estamos buscando promover um projeto sustentável e economicamente interessante para a comunidade”, adiantou.
Fim do abandono
O atual governo afirma dar assistência constante para a preservação da área. Na quinta-feira (20/2), servidores da Secretaria de Obras se empenharam na manutenção das estradas e aplicação de escória, com o objetivo de facilitar o acesso da fiscalização ao local, evitando assim a invasão do patrimônio público.
Única moradora da região, Maria Magela Ferreira conta que está no local há nada menos que 72 anos. Com 77 anos de idade, a pioneira de Ipatinga mora com um primo, de quem ela cuida há 30 anos. Ao ver as máquinas, a idosa avaliou as ações de manutenção feitas pela prefeitura.
“O pessoal está vindo muito aqui, melhorando a estrada para acabar com o barro. Isso é muito bom! Moro aqui desde os cinco anos. Minha família chegou aqui e agora só tem eu e esse meu primo. Meus irmãos são todos casados, mas eu gosto daqui, onde cuido das minhas coisinhas”, comentou.