O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, 18 de fevereiro, foi instituído como forma de conscientizar os brasileiros sobre os males do consumo excessivo de álcool. Pensando em fortalecer essa ideologia, a Secretaria de Administração, por meio da Seção de Assistência e Benefício (Seabe), fará uma ação de sensibilização na data alusiva, nesta terça-feira. Estão programadas panfletagem e orientação sobre o assunto durante a entrada e a saída dos servidores municipais no prédio do Executivo.
A ação faz parte do projeto ‘Cuide-se Mais’, implantado no ano passado, que tem como público-alvo os servidores da Prefeitura de Ipatinga. O objetivo é promover a qualidade de vida no trabalho, por meio de ações de prevenção e educação em saúde relacionadas ao uso do álcool, tabaco e outras drogas, visando o bem-estar físico, social e emocional dos servidores.
“O projeto visa trazer uma reflexão sobre os problemas causados pelo uso abusivo do álcool e outras drogas, por meio de uma facilitação ao acesso às informações sobre os efeitos e as consequências do consumo excessivo. Além de propiciar aos servidores ajuda profissional, o programa favorece a divulgação dos serviços de saúde disponíveis na rede e de recursos comunitários existentes tanto em Ipatinga como em toda região”, detalham os responsáveis pela execução do projeto.
Projeto
O projeto ‘Cuide-se Mais’ desenvolve ao longo do ano várias ações voltadas para o combate excessivo de álcool, tabagismo e outras drogas. Dentre elas está o acompanhamento individual com psicóloga, assistente social, visitas domiciliares, reuniões em grupo e o encaminhamento para a rede socioassistencial como unidades de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA), dentre outros.
A próxima reunião do grupo está marcada para 20 de fevereiro, às 9h, no Espaço Qualifica (av. João Valentim Pascoal, s/n, ao lado do Camelódromo).
Os servidores que tenham interesse em participar ou colaborar com o Projeto ‘Cuide-se Mais’ devem procurar as profissionais da equipe técnica da Seabe, que fica no 3º andar da PMI, ou fazer contato pelo telefone 3829-8264.