O Município de Timóteo teve o seu trabalho na área da Infância e Juventude reconhecido durante o Seminário de Boas Práticas do Projeto Conselho Eficaz da Criança e do Adolescente, realizado na tarde do dia 20 em Coronel Fabriciano, numa iniciativa do Instituto Cenibra e da Associação Beneficente Ágape (ABA).
O evento reuniu cerca de 350 participantes, entre gestores públicos e sociais, conselheiros dos direitos, conselheiros tutelares, trabalhadores e operadores sociais, que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
O Programa Conselho Eficaz promove a capacitação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e proporciona o fortalecimento dos colegiados no controle das políticas públicas, gestão dos recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e capacidade de monitoramento e intervenção no orçamento público.
Uma das atividades do seminário foi a certificação dos municípios parceiros da iniciativa, entre os quais Timóteo, que pela primeira vez foi distinguido pelas ações desenvolvidas na área. A iniciativa contempla 56 cidades da área de abrangência da Cenibra (Celulose Nipo Brasileira), com sede em Belo Oriente.
De acordo com o controlador geral da Prefeitura de Timóteo e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e que representou o município no seminário, Thiago Castro, esse reconhecimento se deve a uma articulação feita pelo prefeito Douglas Willkys junto a Cenibra e a ABA. “Essa certificação é inédita e consolida um trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão do município em fortalecer os conselhos municipais”, destacou Thiago Castro.
Conforme explicou o conselheiro municipal, a atual gestão do município cumpriu vários procedimentos que garantirão a inclusão de Timóteo nas ações desenvolvidas pelo Conselho Eficaz como cursos, oficinas, seminários, encontros, simpósios de formação e assessoramento para os conselheiros e agentes públicos e sociais, operadores dos direitos da Criança e do Adolescente. “Esse é uma conquista da atual gestão da Prefeitura que não tem medido esforços em valorizar a atuação dos conselhos e dos conselheiros municipais”, destacou Thiago.
O Seminário de Boas Práticas acontece a cada dois anos com o objetivo de apresentar o Perfil dos Conselhos, Planos e Fundos, resultado dos questionários aplicados junto aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares nas cidades participantes.