Administração de Ipatinga lança projeto-piloto de Reconhecimento Facial nas escolas municipais

{EAD7E2CC-A7C2-3EDB-CDEC-ECED2B5DEEAD}
Hospital Municipal de Ipatinga sedia o 1° Fórum das Comunidades Terapêuticas no Vale do Aço
30 de outubro de 2019
mustang-1184505_640
Abertas as inscrições para o 1º Encontro de Carros Antigos de Timóteo
30 de outubro de 2019

Administração de Ipatinga lança projeto-piloto de Reconhecimento Facial nas escolas municipais

tec

Após a introdução nas salas de aula de centenas de chromebooks linkados com a avançada plataforma “Google for Education” – a mesma que é utilizada no sistema de ensino dos Estados Unidos –, a atual Administração de Ipatinga concretizou nesta quarta-feira (30/10) mais um investimento tecnológico importante para elevar o nível qualitativo da educação no município. Foi lançado um sistema de Reconhecimento Facial inédito em Minas Gerais, para controle de frequência dos alunos. Serão atendidos mais de 18 mil estudantes do Ensino Fundamental, em 300 salas de aulas.

O evento foi realizado na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, no bairro Ideal, educandário em que o sistema é implantado como projeto-piloto, assim como na E. M. Chirlene Cristina Pereira, do bairro Bethânia.             Até o fim do ano, a nova tecnologia estará disponível em 30 escolas da rede municipal, que iniciarão o ano letivo de 2020 com novas perspectivas.

O Reconhecimento Facial combina as características exclusivas de cada indivíduo para fins de identificação ou autenticação. Durante o evento de lançamento foram realizadas demonstrações de funcionamento do novo equipamento, com o registro de presença de quatro alunos e o acompanhamento dos pais em seus smartphones.

 

Como funciona

“Ao entrar em sala de aula, o aluno faz seu registro de presença diante de um aparelho. O processo é rápido e seguro. Leva menos de dois segundos por aluno. Os dados do registro são armazenados e enviados para o aplicativo Face School. Imediatamente, os pais desses alunos, onde quer que estejam, recebem a mensagem confirmando a presença de seus filhos em sala de aula”, explicou o gerente regional da Biomtech, empresa responsável pela implantação, supervisão e manutenção dos equipamentos, Eduardo Rodrigues.

A diretora da Escola Carlos Drummond de Andrade, Neide do Carmo Jabour, recebeu com entusiasmo a novidade. “É um privilégio muito grande para nós sermos os pioneiros na instalação dos equipamentos. Estamos todos animados com a implantação do projeto e a chegada da tecnologia no auxílio dos profissionais e para maior segurança dos alunos. Certamente, é total a aprovação da iniciativa”, disse.

 

Reconhecimento facial

A assistente comercial Daniele Amorim, mãe do aluno Davi Luiz, de nove anos, comentou que aprovou o projeto

 

A assistente comercial Daniele Amorim, mãe do aluno Davi Luiz, de nove anos, comentou que aprova o projeto principalmente por ter maior tranquilidade em deixar o aluno na escola. “Agora sei que o meu filho realmente saiu do transporte escolar e entrou na sala de aula. Nos dias atuais, tudo que é voltado para a segurança tem de ser aplaudido. E assim nós estamos bem felizes com essa iniciativa”.

Vantagens

A Administração municipal destacou que, entre inúmeros benefícios, a aquisição destes novos equipamentos representa mais segurança para as crianças, pais e escolas, possibilitando que através de um aplicativo seja informada a presença do aluno na escola, em tempo real.

O sistema reduzirá os índices de evasão escolar, uma vez que os pais terão o controle e a garantia de que o filho realmente estará dentro da unidade escolar no dia a dia. Além disso, proporciona uma economia significativa aos cofres públicos, pois evita o desperdício de merenda, já que ao fim da chamada via Reconhecimento Facial o equipamento gera um relatório que é enviado para as cantineiras.

A escola poderá enviar notificações personalizadas aos pais dos alunos ou responsáveis, informando, por exemplo, que eles estão em semana de prova. Além de emitir relatórios de frequência para envio ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município para controle dos benefícios oferecidos aos inscritos no CadÚnico.

 

Tecnologia

A tecnologia mede a estrutura facial geral, incluindo distâncias entre os olhos, nariz, boca e bordas da mandíbula. Essas medidas são retidas em um banco de dados e usadas como comparação quando um usuário está diante da câmera.

Ela proporciona maior precisão e segurança se comparada com outros aparelhos de tecnologias biométricas. Os dispositivos são à prova de fraudes. Não reconhecem a pessoa por meio de fotos ou vídeos.