Utilização do pico do Ana Moura terá regulamentação

Mercado-Comum-2
Usiminas recebe Prêmio Minas Desempenho Empresarial
29 de outubro de 2019
forum agua
Evento discutirá as realidades do sistema hídrico do Vale do Aço
29 de outubro de 2019

Utilização do pico do Ana Moura terá regulamentação

ana moura pico

No inicio de julho, a Prefeitura de Timóteo criou uma comissão especial com integrantes das Secretarias Municipais de Planejamento, Fazenda e Desenvolvimento Econômico e Turismo para elaborar um Projeto de Lei sobre o licenciamento urbanístico e ambiental para a instalação de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicação no Município de Timóteo.

A instalação e licenciamento, no Município de Timóteo, de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicação, autorizados e homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), deverão observar as normas ambientais e urbanísticas aplicáveis de acordo com o interesse local e legislação estadual e federal.

Vale lembrar que o Município de Timóteo não teve uma legislação específica regulamentando a ocupação do Pico do Ana Moura. Atualmente, pelo menos 10 empresas telecomunicações, entre as quais de telefonia móvel, emissoras de rádio e TV possuem torres instaladas no Pico do Ana Moura. A Prefeitura de Ipatinga também possui uma torre de transmissão instalada em 1973, portanto há 46 anos. Com a regulamentação, tanto as empresas quanto o Município de Ipatinga, que possuem torres no Pico do Ana Moura, terão que se adequar à nova legislação.

A lei prevê que a instalação de estações transmissoras de radiocomunicação e de infraestrutura de suporte de equipamentos de telecomunicação no Município de Timóteo poderá ser feita em imóveis privados, mediante autorização do proprietário ou detentor de título de posse. Em imóveis, bens e áreas públicas, a instalação deverá ser feita mediante permissão de uso onerosa de prazo determinado, outorgado pelo Município. O valor arrecadado será revertido para o Fundo Municipal de Turismo.

O Projeto de Lei deve ser remetido para a Câmara Municipal nos próximos dias.

Fonte : PMT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *