Projeto leva educação financeira às escolas municipais de Ipatinga

Prefeitura, Bombeiros e Polícia Militar apresentam balanço de combate às queimadas
Prefeitura, Bombeiros e Polícia Militar apresentam balanço de combate às queimadas
21 de outubro de 2019
learn-1996845_1280
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia: PMI oferece palestras gratuitas
22 de outubro de 2019

Projeto leva educação financeira às escolas municipais de Ipatinga

O lançamento do projeto aconteceu no Cepai

O lançamento do projeto aconteceu no Cepai

Com o objetivo de levar aos estudantes da rede de ensino municipal informações sobre o bom manuseio do dinheiro, gestão de recursos, consumo consciente e a economia de um modo geral, a Secretaria de Educação de Ipatinga lançou nesta terça-feira (22), nas instalações do Centro Educacional Pedagógico e de Aperfeiçoamento Integral Giancarlo Vella (Cepai), no bairro Forquilha, o projeto “Educação Financeira Cooperativa e Empreendedora nas Escolas Municipais”. A iniciativa é viabilizada em parceria com a Cooperativa de Crédito de Servidores Públicos (Sicoob/Cosmipa).

Pioneiro na cidade, a previsão é de que o projeto seja iniciado em março de 2020. A meta é contemplar um universo de aproximadamente 10 mil alunos da rede municipal. O foco é os alunos do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 10 anos.

Durante os sete meses de duração do projeto, a Cosmipa fará uma série de palestras relacionadas ao tema “Educação Financeira Cooperativa e Empreendedora”. Os alunos serão agrupados de acordo com o ano que estão cursando, visando a otimização do tempo e melhor aprendizado.

Em seu pronunciamento, a representante da Cosmipa, Zélia Maria, detalhou como funcionará o projeto nas escolas e o ganho que trará para o futuro dos alunos. “Agradecemos a confiança do Executivo em permitir a implantação deste programa nas escolas. O projeto visa disseminar a cultura empreendedora e cooperativista entre as crianças e adolescentes, a fim de introduzir este conteúdo na formação dos alunos e prepará-los para a vida pessoal, adulta e profissional”, destacou a presidente do Conselho da instituição.

Cepai

O lançamento do projeto aconteceu no Cepai, espaço hoje destinado ao desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino através de oficinas culturais e artísticas oferecidas pela Educação em Tempo Integral. O local estava abandonado, servindo como ponto de prostituição e uso de drogas, e foi totalmente revitalizado pela atual administração, sendo esta uma das primeiras ações desenvolvidas pelo governo municipal na área da educação.

O Centro Educacional Pedagógico Giancarlo Vella possui nove salas de aula, um auditório, quatro banheiros e um refeitório. Os alunos atendidos pelo programa de educação em tempo integral recebem duas refeições na unidade, além do almoço e lanche da tarde na escola onde estudam. O transporte desde o educandário de origem também é ofertado gratuitamente aos alunos.

Ao todo, dentro da Educação em Tempo Integral, são desenvolvidas oficinas de experimentação científica, cultura, artes, esporte, lazer, preservação do meio ambiente, empreendedorismo social, inteligência emocional, produção textual e experiências matemáticas, dentre outros componentes articulados às mais diversas áreas do conhecimento, vivências e práticas socioculturais. Este ano, o número de alunos na Escola em Tempo Integral foi elevado de 1.000 para 5.500, em Ipatinga.