Com o objetivo de intensificar a adesão à campanha de vacinação contra o sarampo, a Prefeitura de Ipatinga promoverá no próximo sábado (19) o Dia D, onde 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão abertas das 7h30 às 16h30 para imunização.
Neste momento da campanha, por se tratar de uma doença respiratória, altamente contagiosa, a recomendação é de que sejam aplicadas doses da vacina em crianças a partir dos seis meses de idade. Adultos até 29 anos ainda não imunizados devem tomar duas doses da vacina e, de 30 a 49 anos, uma dose. A procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por este grupo considerado mais suscetível a complicações da doença, é avaliada como muito baixa nesta fase inicial.
Aqueles que estiverem sem a cobertura vacinal completa devem atualizar a caderneta ainda neste mês. Durante toda a semana, a imunização também está disponível das 7h30 às 15h30, em 17 salas de vacinação espalhadas pelos bairros da cidade.
Dados
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a doença, em Ipatinga, que teve início no dia 7 de outubro, imunizou até a última segunda-feira (14) somente 284 crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Mais de 5.500 doses da vacina Tríplice Viral foram asseguradas pelo município na Superintendência Regional de Saúde, a fim de atender a população.
Até o momento, somente 284 crianças de seis meses a cinco anos incompletos foram imunizadas, número considerado baixo pela Secretaria de Saúde
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro, foram confirmados 5.346 casos de sarampo no Brasil e já chega a 17 o número de estados com transmissão ativa da doença. A segunda etapa da Campanha de Vacinação acontecerá de 18 a 30 de novembro e será focada em jovens de 20 a 29 anos.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Andrade, reforça “que o vírus está em circulação em Minas Gerais e, desde o início do ano, já foram confirmados 41 casos de sarampo no Estado”.
Segundo ela, “esse número demonstra a necessidade de vacinar a população preconizada contra a doença. Solicitamos que as mães, pais ou outro responsável levem a criança até uma das salas de vacinação distribuídas no município. É uma doença altamente transmissível e que pode ser acompanhada de complicações graves. Por isso a administração municipal alerta e chama a população para aproveitar o Dia D e imunizar”, frisa a diretora.
Cuidados
Recomenda-se que mães com bebês menores de seis meses de idade evitem exposição a aglomerações, mantenham higienização adequada, ventilação de ambientes e procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, que pode incluir manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal.
Confira os pontos de vacinação neste Dia D
UBS Barra Alegre
UBS Bethânia
UBS Bom Jardim I e II
UBS Bom Retiro
UBS Canaã
UBS Caravelas
UBS Cidade Nobre
UBS Esperança I e II
UBS Iguaçu
UBS Jardim Panorama
UBS Limoeiro
UBS Nova Esperança
UBS Veneza II
UBS Vila Celeste
UBS Vila Militar