A Prefeitura de Timóteo retomou nesta semana o convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) parceria interrompida há 7 anos. A Emater tem como missão promover o desenvolvimento sustentável, por meio de assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria de qualidade de vida da sociedade.
Durante a solenidade de assinatura do convênio, o prefeito Douglas Willkys também sancionou o projeto de lei de autoria da vereadora Pastora Sônia Andrade, que tornou a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Timóteo (Agrifat) como entidade de utilidade pública.
“É um dia importante onde temos a alegria de sancionar o projeto de utilidade pública da Associação de Agricultura Familiar, de autoria da Pastora Sônia. A retomada do convênio com a Emater, que há mais 7 anos estava paralisado e que interrompeu uma sequência de trabalho de mais de 20 anos, é um marco para nosso município”, destacou Willkys.
Douglas adiantou que o convênio é fundamental para estimular a produção rural no município, especialmente a agricultura familiar. “O suporte técnico que será dado é fundamental para incrementar uma atividade que tem tudo para continuar crescendo em nossa cidade”, disse.
A afirmação do prefeito foi endossada por Aldrin Carlos, que representou a Emater no evento. “Por meio da ação conjunta entre o município e a Emater, a produção rural será fortalecida. A cidade, com certeza, vai incentivar o desenvolvimento econômico através dessa parceria”, citou Aldrin. A assistência técnica será gratuita naquilo do que o produtor estiver precisando. Para isso, a Emater conta com 45 profissionais na região e em diversas áreas de atuação.
Para a representante da Agrifat, Silmara Silva, a retomada do convênio significa desenvolvimento e estruturação para os produtores de Timóteo. “A Emater capacita e habilita o produtor. Com essa retomada da parceria com a Emater e o apoio do governo e do Desenvolvimento Econômico, Timóteo vai virar uma potência na geração de renda”, pontuou Silmara.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hiler Félix, a parceria vai facilitar a vida dos pequenos produtores rurais. “É um momento ímpar para a cidade, para a Associação dos Agricultores de Timóteo e para o Município, haja vista que esse convênio era uma determinação do prefeito Douglas Willkys. A Emater desenvolveu vários projetos na cidade, mas infelizmente há 7 anos estava encerrado. Acredito que a agricultura será ainda mais valorizada”, citou Hiler.
Segundo explicou, a produção de verduras, legumes e biscoitos no município já é uma realidade. “Temos duas associações que fornecem 30% do nosso orçamento para a merenda das escolas e creches do município. Isso é fonte de trabalho e renda”, finalizou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.