Audiência Pública na Câmara de Fabriciano hoje discute taxa de esgoto

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli.
STF julga na quarta se anula mais uma condenação da Lava Jato
23 de setembro de 2019
Confraria Fora da Caixa
Presidente da Usiminas participa de encontro com jovens empreendedores
26 de setembro de 2019

Audiência Pública na Câmara de Fabriciano hoje discute taxa de esgoto

Adriano Martins, presidente da Câmara Fabriciano é contra a cobrança sem a entrega dos serviços

Adriano Martins, presidente da Câmara Fabriciano é contra a cobrança sem a entrega dos serviços

Será realizada na Câmara Municipal de Coronel Fabriciano (CMCF) hoje (25) a partir das 19h, no plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que vai debater o aumento das tarifas cobradas pela COPASA a partir do próximo mês de dezembro, depois da inauguração da Estação Unificada de Tratamento de Esgoto do Bairro Limoeiro, em Timóteo. A audiência atende a um requerimento do vereador/presidente da Câmara, Adriano Martins, convocada por causa do número de reclamações das taxas exorbitantes que serão pagas pelo contribuinte Fabricianense pelo serviço de tratamento de esgoto.

Na segunda-feira (16), a COPASA através dos seus leituristas, vem distribuindo um panfleto informando que a tarifa referente a todos os serviços prestados pela empresa equivale a 97,50% do que o consumidor paga pelo consumo de água no imóvel. “Isso quer dizer que esse novo serviço, referente ao tratamento de esgoto, significará um acréscimo de 50,48% em relação ao que vinha sendo cobrado pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário antes do tratamento ser implantado”, informou o panfleto da empresa.

Cobrança sem o serviço

O presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Martins, foi ao Bairro Santa Terezinha II, no final da Rua Maria Aparecida Alves, onde inúmeras famílias convivem com o esgoto dos bairros adjacentes que vem sendo jogado in natura no ribeirão que corta as localidades.

Esgoto jogado nos córregos que segue para o Rio Piracicaba

Esgoto jogado no córrego que segue para o Rio Piracicaba

Diante do que foi relatado pelo presidente Adriano Martins, a taxa proposta pela COPASA não corresponde ao serviço prestado. “Recolher o esgoto das moradias, jogar diretamente nos córregos do município que correm para o Rio Piracicaba, é no mínimo um crime ambiental. Cobrar por um serviço que nunca foi feito na cidade, é algo inaceitável”, disse Adriano Martins, destacando não ser contrário ao tratamento de esgoto, mas o que não pode é impor cobranças de taxas “por aquilo que não é oferecido à população”.

Segundo Adriano Martins, bem antes de ser eleito vereador, a COPASA já estava responsável [2003] pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade de Coronel Fabriciano. Conforme Adriano é preocupante o anúncio da empresa no que diz respeito à cobrança da taxa de esgoto a partir do próximo mês de dezembro. “O que vamos debater na Audiência Pública é de quem a COPASA cobrará a taxa, se nem todas as redes dos imóveis estão interligadas aos receptadores que levam este esgoto para a ETE do Limoeiro”, assinalou o vereador.

Estão sendo convidados para este evento, representantes da COPASA; Promotoria Pública; Prefeitos de Timóteo e Coronel Fabriciano; CODEMAS de Timóteo e Coronel Fabriciano; AMDA; Secretários de Governanças de Fabriciano; presidentes de Associações de Moradores e a imprensa do Vale do Aço.