Prefeitura e comunidade de Ipatinga se unem para recuperação de áreas de antigos lixões

Arquivo/Agência Brasil
Estudo revela que 80% de diabéticos podem ter doenças cardiovasculares
22 de julho de 2019
(Thomaz Silva/Agência Brasil)
ANTT suspende resolução com novas regras para cálculo de frete mínimo
23 de julho de 2019

Prefeitura e comunidade de Ipatinga se unem para recuperação de áreas de antigos lixões

Essa área no Esperança era usado como ponto de descarte irregular de entulho

Essa área no Esperança era usado como ponto de descarte irregular de entulho

Duas áreas degradadas pela utilização indevida como pontos de descarte irregular de entulhos e lixo foram revitalizadas num trabalho conjunto da Prefeitura de Ipatinga com a comunidade, tornando-se agora agradáveis espaços de convivência.

Os locais públicos, situados nos bairros Vila Celeste e Esperança, receberam serviços de limpeza geral, com remoção de materiais acumulados e preparação de solo, seguindo-se o plantio de árvores e grama. Com o envolvimento também dos moradores, as intervenções contaram com apoio da Secretaria Municipal de Obras, empresa Infrater e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Um dos espaços que recebeu melhorias fica no cruzamento das ruas Hortência e Lírio do Vale, no bairro Nova Esperança. O local era conhecido como ponto de descarte de inservíveis, lixo e até animais mortos, gerando grande incômodo.

O comerciante Greston Henrique de Souza conta que procurou a administração pública e propôs uma parceria para que o local se tornasse um ponto de convivência para os moradores. “Colhi assinaturas para que todos tivessem conhecimento do que estaria acontecendo e depois fui à prefeitura, que aprovou o projeto. Doei diversos materiais e a mão de obra de várias intervenções, enquanto a Prefeitura ajudou com o paisagismo, doação das mesas e cadeiras e, também, iluminação. Um local que era de descarte virou uma área de convivência para todos por meio dessa parceria”, disse.

“A Prefeitura removeu todo o entulho e fez limpeza geral da área. Em seguida, removeu o solo existente, compactado com escória, aplicou um novo à base de composto orgânico e camada de areia grossa, para plantio da grama Esmeralda”, acrescenta o secretário-Adjunto de Obras, Anderson Lage. Outras intervenções foram a aplicação de caixa de brita zero para área de brinquedos e o plantio de 12 novas árvores das espécies Ipê Amarelo, Ipê Roxo e Callistemon (também chamada de escova-de-garrafa).

 

Vila Celeste

 

Outra área que foi recuperada fica situada na rua Antonio Boaventura Batista, esquina com a rua Maria Antonieta Silveira, no bairro Vila Celeste. O espaço, de 720 metros quadrados, anteriormente utilizado para descarte de entulho, lixo e toda forma de inservíveis, recebeu da administração municipal serviços de limpeza e remoção de todo material acumulado. Logo após, ocorreram atividades de preparo do solo, com escarificação mecanizada, aplicação de composto orgânico e plantio de 92 árvores de várias espécies (acerola, amora, graviola, romã, cacau, goiaba, ipê rosa, fedegoso, flamboyant mirim e ipê de jardim).

As bordas da área receberam plantio de grama esmeralda e plantas ornamentais. “Além de tratar a área de mata ciliar, as atividades realizadas visam proporcionar à população melhores condições de saúde, considerando que o acúmulo de materiais diversos no local propicia o surgimento de insetos e doenças, gerando odor e um visual extremamente desagradáveis”, explica Rafael Fernandes Castro, diretor da Infrater, empresa que presta serviços de jardins em Ipatinga.